Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho já fez mais de 50 km de asfalto


 

Além da pavimentação asfáltica, nos próximos dias começam as obras dos viadutos

Em menos de dois meses de tempo favorável neste verão amazônico, a Prefeitura da Capital já fez mais de 50 quilômetros de asfalto nos diversos bairros da cidade, somadas as obras executadas diretamente pela Secretaria de Obras e as contratadas por meio da Secretaria de Projetos Específicos, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento.

Para se ter uma idéia do que representa esse volume de asfalto, é só observar que em 2005, no primeiro ano do primeiro mandato do prefeito Roberto Sobrinho, ao longo de todo o ano foram feitos apenas oito quilômetros de asfalto. Neste ano o ritmo de trabalho se multiplicará por mais de dez vezes.

Isto porque a meta estabelecida pelo prefeito Roberto Sobrinho para este período, é de asfaltar mais de cem quilômetros de ruas, principalmente nos bairros da periferia, tradicionalmente abandonados por gestões anteriores.

Neste sentido, na semana passada concluiu a programação de asfalto no bairro Ulysses Guimarães, onde 13 quilômetros de vias receberam pavimentação. Já tinham sido concluídos os trechos de cinco ruas no bairro Cuniã e de todas as ruas do bairro Costa e Silva.

Nesta semana está sendo concluído o asfalto da avenida Vieira Caúla, cuja obra se tornou a mais emblemática e alvo dos críticos da administração, em função dos problemas enfrentados com a execução do contrato. A empresa vencedora da licitação não conseguiu cumprir o contrato, que acabou tendo de ser cancelado. O percalço exigiu nova licitação, o que atrasou em praticamente um ano a execução da obra.

Na Zona Leste, a prefeitura asfaltou a rua Benedito Inocêncio, entre a Amador dos Reis e União, e os principais trechos da Antonio Fraga Moreira e Mário Andreazza. Na Zona Sul, asfaltou a rua Rio Grande do Sul, no bairro Conceição; a Petrônio Barcelos; a ligação da Pau Ferro da Cidade dos Funcionários ao conjunto Guaporé; a Leopoldo Pereira, na Cidade Nova e a rua do Violino, na Cidade dos Funcionários.

Na reestruturação viária para melhorar o trânsito, abriu a Pinheiro Machado sentido centro-bairro, onde fez desapropriações e indenizações de diversos imóveis no trecho depois da avenida Jorge Teixeira. Também asfaltou a avenida sete de Setembro entre a Jorge Teixeira e Miguel Chaquian.


Viadutos

Nesta semana a construtora Camter, vencedora da licitação para a construção dos viadutos e das marginais ao longo na BR-364 no trecho urbano, começa a análise das melhores alternativas para desvios do tráfego nas áreas de influência do Trevo do Roque, da rua Três e Meio e da avenida Jatuarana. A empresa já começou a mobilização. Vergalhões de aço para sustentação da estrutura dos viadutos e outros materiais já estão sendo depositados no local das obras.

Outros três viadutos, no cruzamento da Campos Sales, no bairro Tucumanzal e Prudente de Moraes com a BR-364, serão iniciados numa segunda etapa, vez que envolvem desapropriações e indenizações de moradores.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Domingo, 21 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)