Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura de Porto Velho inaugura Parque Natural



O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, inaugurou no sábado (28) o Parque Natural. A solenidade foi acompanhada pelo vice-governador, Daniel Pereira, por secretários municipais e estaduais, vereadores, representantes do Exército, das usinas, universidades e muitos outros, além da imprensa e de muitos populares.Prefeitura de Porto Velho inaugura Parque Natural - Gente de Opinião

Segundo disse o secretário municipal de Meio Ambiente (Sema), Edjales Brito, por determinação do prefeito a Sema está desenvolvendo um programa de revitalização dos parques. Fazem parte desse programa o Parque da Cidade, Parque Circuito. Parque Jardim das Mangueiras, entre outros. “É uma conquista para todo o povo de Porto Velho poder usufruir desses espaços com melhor conforto e segurança. No caso específico deste parque, as famílias poderão desfrutar do ecossistema amazônico conservado, com suas matrizes naturais, somado às ofertas de lazer, cultura e qualidade de vida”, declarou o secretário.

Foram entregues à população a parte de acessibilidade com calçadas de piso podotátil, um novo playground, área de piquenique, os prédios do Museu e da Sede Administrativa, o circuito de arvorismo, três trilhas e o viveiro municipal. Tudo isso numa área superior a 390 hectares com flora e fauna naturais. Entre as parcerias estabelecidas para a reforma do Parque, a Prefeitura pôde contar com as usinas de Jirau e Santo Antônio, Supermercado DB, Coimbra, Guaresc, Cepasa, como também de outros empresários que investem em Porto Velho e atuam com regularidade em seus compromissos com compensações ambientais ao município.

O secretário Edjales, além desses parceiros, também destacou a cooperação de outros, como Universidade Federal de Rondônia, Faculdade São Lucas, Sedam, Ibama e CMBio. “Trata-se de um trabalho coordenado pela Prefeitura, mas executado por meio de muitas mãos. Os recursos provindos de compensações ambientais, de conversões de multas e também do Fundo Municipal de Meio Ambiente serão ainda muito utilizados neste ano para a continuidade de benfeitorias a este parque, como também a outros da cidade. Esperamos oferecer muito maior conforto à população por meio dessas ações”, enfatizou o secretário da Sema.

O prefeito falou sobre a obrigação da Prefeitura de investir em espaços de lazer para a população, mas que o Parque Natural representa algo a mais que apenas isso, pois se trata também de uma grande unidade de conservação natural do município e espaço apropriado para muitas pesquisas acadêmicas. “Creio que estamos hoje lançando um modelo de espaço para toda a região amazônica. Em Porto Velho está acontecendo algo atípico. Muitas vezes, locais que recebem grandes obras, como são as usinas do Madeira, assim que encerrado o tempo de construção dos grandes empreendimentos se tornam regiões com crises sociais e econômicas. Isso não está ocorrendo aqui. O município está conseguindo se desenvolver apesar das crises ao seu redor. Num tempo assim, estarmos hoje ofertando à população um parque como este nos traz grande satisfação, pois precisamos cuidar de todos os interesses, que não são apenas de pavimentações ou ações semelhantes”, disse Nazif.

A inauguração do Parque Natural contou também com a presença e colaboração de muitas outras entidades governamentais e não governamentais. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes), por exemplo, ofereceu às crianças diversas atividades de desporto e lazer, os Escoteiros do Brasil participaram das atividades da solenidade, a Amazônia Adventure acompanhou os usuários das trilhas e das atividades de arvorismo e muitas outras ações ocorreram simultaneamente. Os dias de funcionamento do Parque Natural serão das terças-feiras aos domingos, das 09 às 17 horas.

Fonte: Renato Menghi / Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)