Terça-feira, 28 de junho de 2016 - 17h02
O Secretário Municipal de Serviços Básicos de Porto Velho (Semusb), Eduardo Damião, autoridades municipais, estudantis, comerciantes e associações de catadores e de reciclagem de lixo estiveram, na tarde de segunda-feira (27), no auditório do Senac, para o lançamento da adesão ao projeto de Coleta Seletiva para a capital.
“Quem aqui realiza a separação e dá destino correto para o seu lixo em casa?”, perguntou o Eduardo Damião ao auditório lotado do Senac. “Estamos trabalhando a questão da coleta seletiva há muito tempo. No campo das ideias, numa mesa de reunião, mas colocar em prática não é fácil. Na prefeitura, temos uma consciência de que nada começa grande, mesmo devagar é preciso começar. E foi o que fizemos, conhecemos e começamos a trabalhar com os catadores”, contou o secretário.
Segundo Damião, Porto Velho tem atualmente três entidades de catadores, duas associações e uma cooperativa. “Abrimos as portas da secretaria para que todos os envolvidos pudessem participar das reuniões conosco e ainda assim tivemos dificuldades. Iniciamos a coleta seletiva em novembro do ano passado em seis condomínios. Hoje temos vinte e dois condomínios entregando o lixo separado. Depois passaremos a trabalhar junto com as associações de bairros. Para que toda a população possa ter uma mudança de atitude. É preciso ser treinado para realizar a separação dos tipos de lixo. São várias vertentes que estamos trabalhando quanto a coleta seletiva no município”, explicou.
A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis — papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos —, previamente separados e que podem ser reutilizados ou reciclados. O sistema funciona também como um processo de educação ambiental, na medida em que sensibiliza a comunidade sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. A ameaça de exaustão dos recursos naturais não-renováveis aumenta mais ainda a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são garantidos por meio da coleta seletiva.
Fonte: Rebeca Barca
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)