Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeitura assina termo de cooperação para recapeamento de vias em parceria com o DER



O Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho selaram uma parceria com o objetivo de recapear 27 km de vias urbanas na capital. Para isto, Confúcio Moura e Mauro Nazif, assinaram durante evento na tarde de ontem, quarta-feira (22), no Palácio Rio Madeira, um termo de cooperação técnica. Estavam presentes o vice-governador, Daniel Pereira, o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Coronel Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, o adjunto da Secretaria Municipal de Obras (Semob), Marcelo Teixeira, entre outras autoridades municipais e estaduais. Prefeitura assina termo de cooperação para recapeamento de vias em parceria com o DER - Gente de Opinião
 
 Conforme a parceria, o DER disponibiliza o maquinário necessário e a usina de asfalto, enquanto a Semob entra com os insumos. Já a mão-de-obra está sendo compartilhada pelos dois poderes. Os trechos contemplados foram selecionados por não apresentarem mais uma resposta às operações de tapa buracos, conforme explicou o representante da Semob. “As áreas escolhidas são aquelas que já tem sistema de drenagem, vias urbanas onde o serviço de tapa buracos já não se mostra tão eficiente, ruas mais antigas e prejudicadas”, destacou Marcelo. 
 
 Os trabalhos já foram iniciados no bairro Embratel, nas ruas México e Manoel Laurentino de Souza, entre as avenidas Calama e Vieira Caúla. A programação nesta primeira etapa está concentrada na zona central. Nazif lembrou ainda que a prefeitura tem trabalhado para asfaltar somente pontos onde existe a rede de drenagem. “Já começamos com um serviço de macrodrenagem em 17 bairros, cuidado que a cidade nunca teve”, enfatizou o prefeito, que comemorou a parceria.  
 
 O termo tem validade de 1 ano, podendo ser prorrogado. Com boas expectativas sobre a parceria, Confúcio já anunciou que outras ações conjuntas fazem parte do seu plano de governo. “É uma dívida que o Estado tinha com Porto Velho. Já tínhamos conversado com o prefeito essa intenção e agora começamos a trabalhar juntos de fato, como parceiros. Nós queremos dar tranquilidade e sossego a população e não vai parar por aí, iremos lançar em breve um programa de recuperação e drenagem, junto com a prefeitura, em vários bairros da capital, acreditamos que assim, dividindo os custos e a responsabilidade, fica mais fácil para todo mundo”, detalhou o governador.
 
Fonte: Renata Beccária | Fotos  Frank Néry


 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sábado, 27 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)