Quarta-feira, 3 de junho de 2009 - 17h12
Representantes de vários órgãos e entidades de Porto Velho se unem na busca por medidas que tirem a cidade da incômoda liderança no ranking de violência no trânsito entre as capitais de todo o país. No ano passado, só na área urbana, a Capital registrou 130 mortes, segundo levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que calcula a taxa de pelo número de veículos que circulam na cidade, uma frota hoje em torno de 140 mil veículos, entre os registrados ou não no município.
De imediato, o prefeito Roberto Sobrinho busca meios de restabelecer o trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Trânsito, o Detran e a Polícia Militar. "São parcerias imprescindíveis nessa complicada tarefa de fluir o trânsito de Porto Velho e torná-lo mais humano tirando-nos desse ranking nada animador", pondera o prefeito que ouviu várias sugestões nesta quarta-feira, ao reunir-se com representantes do Detran, Polícia Militar, Associação Comercial, Fecomércio, Polícia Rodoviária Federal, Dnit, Ministério Público, sindicatos e técnicos do setor para buscar em conjunto alternativas para o tráfego cujo fluxo de veículos aumenta em tempo recorde, até que as obras de grande porte sejam concluídas, tais como a construção de viadutos e passagens de nível.
Pacote
A Prefeitura sugere de imediato quatro grandes eixos: campanhas educativas, sinalização, reengenharia do trânsito e fiscalização. Uma das primeiras medidas pretendidas é firmar convênio com a Polícia Militar e com o Detran, visando fortalecer a fiscalização da frota de cerca de 140 mil veículos que trafegam diariamente pelas ruas da Capital. Além disso, o prefeito autorizou a realização de concurso para a contratação de agentes de trânsito.
Alterações
Como medidas de emergência, a Semtran vai transformar a Prudente Moraes em mão dupla no trecho da Rio de Janeiro à BR-364; abrir via auxiliar na avenida Imigrantes dando acesso direto ao Hospital de Base, Detran e Aeroporto; implantar preferencial na rua Duque de Caxias, da Presidente Dutra a Jorge Teixeira; corredor exclusivo para ônibus na avenida 7 de Setembro; abrir canteiro central, com instalação de semáforos, no cruzamento da Brasília com a Nações Unidas.
Outras providências: fechamento do canteiro central da Vieira Caúla em três pontos; implantação de mão única na Calama com novas alterações no quadrilátero do Shopping; implantação de ciclovias na Caúla, Mamoré e estrada do Santo Antônio, implantação de ciclofaixa na avenida Rio de Janeiro; implantação de semáforos inteligentes nos cruzamentos mais movimentados que registram congestionamentos, regulamentação de estacionamentos; regulamentação de horário de carga e descarga de mercadorias no centro da cidade e construção de viadutos e marginais ao longo do trecho urbano da BR-364.
Oficina
Nos dias 25 e 26 deste mês acontece a Oficina de Combate a Morbimortalidade no Trânsito, no Hotel Rondon, de 8 ao meio-dia e de 14 às 18 horas, com o envolvimento de todos os atores afins no trânsito, sob a coordenação da Semtran e a participação da Semusa e outros órgãos que atuam no setor.
Fonte: Ascom
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)