Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito se reune com empresários da Calama


   
No final da manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Roberto Sobrinho recebeu uma comissão de empresários e comerciantes para conversar sobre as mudanças na Avenida Calama. Na oportunidade, ele ouviu as reivindicações e sugestões para melhorar o fluxo de veículos na região.

Lucy Dias, dona de uma escola particular na avenida, tem seu ponto de vista: "é inegável a contribuição que o shopping vai dar para a economia da nossa cidade, mas queremos que as alternativas de mudança de trânsito sejam bem explicadas, pois tem que ser levada em conta o hábito do consumidor e dos proprietários de lojas naquela região. Por isso, viemos aqui para apresentar novas alternativas ao prefeito e à secretária".

Outro empresário apresentou uma proposta para que a Calama continue com mão dupla e, para melhorar o fluxo de veículos, que os semáforos sejam alterados de quatro para dois tempos. Mas a secretária municipal de Trânsito explicou que a sugestão pode ser de efeito temporário. "Há mais de um ano estamos fazendo estudos sobre o cruzamento entre a Rio Madeira e a Calama e eles apontaram mais de 18 mil veículos naquele lugar. Por isso, a mudança para melhorar a vida dos motoristas porto-velhenses", disse Fernanda Moreira.

Ela também apontou como a situação pode ficar complicada, caso a Calama continue com mão dupla. "Com o shopping vai instalar uma faculdade ali, o fluxo de carros deve aumentar em mais de 30%. Se forem 18 mil por dia, este índice vai saltar para 23 mil e 400 veículos por dia, o que deve provocar um caos na área".

O prefeito Roberto Sobrinho também falou sobre algumas mudanças que melhoraram significativamente o trânsito da cidade. "Na rua Rogério Weber, o sinal tinha quatro tempos por conta da mão dupla entre a praça das Três Caixas d'Água e a Sete de Setembro. Agora, são três tempos e a fila em frente ao Tribunal de Justiça praticamente sumiu".

De acordo com o prefeito de Porto Velho, outras mudanças devem facilitar o trânsito na região e melhorar os lucros dos empresários. "A Pinheiro Machado e a Sete de Setembro estão sendo asfaltadas, alargadas e aumentadas para diminuir o fluxo de veículos na própria Calama, Vieira Caúla e Rio Madeira. Houve polêmica quando a Avenida Amazonas foi alterada, mas com o sentido único, várias empresas estão se instalando na região das zonas Norte e Leste".

Sobrinho prometeu uma solução para que todos saiam ganhando com as mudanças na região da zona Norte de Porto Velho. "As sugestões dos empresários da avenida Calama são bem-vindas e vamos analisá-las. Antes da inauguração do shopping, garanto uma boa solução para todos".

Participaram da reunião, além do prefeito de Porto Velho e empresários, a secretária municipal de Trânsito, Fernanda Moreira e os vereadores José Hermínio (PT) e Mário Jorge (PDT).

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

Alero divulga programação na 11ª Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) estará presente na 11ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI) que acontece de 20 a 24 de maio, no Cen

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça tem requerimento aprovado para recuperação da ponte sobre o Rio das Garças em Porto Velho

Na sessão desta terça-feira da Câmara Municipal de Porto Velho, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) teve seu requerimento aprovado pelos vereadores. O

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

Deputado Marcelo Cruz anuncia reajuste salarial para servidores da Alero

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB), anunciou nesta terça-feira (14) uma revisão anual

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Dra. Taíssa visita comércios e fala sobre emenda de R$2 milhões para asfaltamento em Jacinópolis

Moradores de Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré, sofrem há anos com poeira e muita lama nas ruas. Os mais afetados são os comerciantes que precisa

Gente de Opinião Sábado, 18 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)