Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito participa do lançamento das obras do Instituto Técnico Federal


 

Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da edificação da obra do Instituto Técnico Federal de Porto Velho, na tarde desta quinta-feira (28), o prefeito Roberto Sobrinho, destacou a importância do investimento via governo federal para elevação da qualidade da mão-de-obra local, em momento oportuno e de mudanças rápidas no município, puxado pela construção das hidrelétricas e pela instalação de grandes indústrias na Capital.

O campi do Instituto Técnico Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), será construído em Porto Velho, no terreno doado pela Prefeitura Municipal com aproximadamente 69 mil metros quadrados, situado na avenida Calama, próximo ao Porto Velho Shopping. Serão investidos R$ 12 milhões na construção de 17 salas de aula, 32 laboratórios, gabinete médico e odontológico, biblioteca, sala de vídeo-conferência, auditório, complexo esportivo e área de conveniência.

"A sede do instituto será instalada em uma das áreas mais valorizadas da Capital. Vem somar com este momento histórico de desenvolvimento do nosso município, promovendo inclusão social de nossos jovens. Um sonho que teve início há quinze anos e que hoje se concretiza, fruto do empenho da senadora Fátima Cleide e do deputado federal Eduardo Valverde, que abraçaram esta causa", ressaltou Roberto Sobrinho.

As obras terão início na próxima segunda-feira (dia 1º), com prazo de oito meses para ser concluída, o que deve ocorrer em fevereiro de 2010. O Instituto Técnico Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criado através da Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. O instituto é composto pelos campi de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Colorado D'Oeste.

O campus de Porto Velho, segundo explicou o reitor do IFRO, Raimundo Jimenez, irá oferecer inicialmente cursos técnicos em edificações, eletrotécnica, informática, mecânica e química, além de licenciaturas nas áreas científicas. "No primeiro ano de funcionamento estão previstas a entrada de 500 alunos e quando estiver em seu pleno funcionamento absorverá um contingente de cerca de dois mil alunos", adiantou o reitor.

Participaram da cerimônia, a primeira-dama do município Lucilene Peixoto, a chefe de gabinete da Prefeitura, Mirian Saldaña, a senadora Fátima Cleide, o deputado federal Eduardo Valverde, vereadores, secretários municipais e representantes da empresa ITA Engenharia, vencedora da licitação para edificação da obra.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero

A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)