Terça-feira, 5 de maio de 2009 - 16h57
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, apresentou aos vereadores da base aliada, nesta segunda-feira (04), o plano de ação da Prefeitura da capital para 2009. O objetivo é mudar radicalmente a cidade, tanto no setor urbano quanto na zona rural, nas mais diversas áreas. Somente na aquisição de maquinários, o município vai investir R$ 8 milhões para tornar o projeto uma realidade. Vamos trabalhar a todo vapor, disse o chefe do Executivo municipal.
Acompanhado dos secretários Israel Xavier (Sempre), Sérgio Pacífico (Sempla), Marcelo Fernandes (Semob) e Jair Ramires (Semusb), Roberto expôs os principais problemas que serão atacados, mostrou como pretende soluciona-los e também deixou claro quais os projetos que já estão em andamento, o que chama de grandes obras. O trabalho começa no próximo dia 13 de maio.
Limpeza e asfalto
De acordo com o prefeito, serão realizados simultaneamente três mutirões dois na área urbana e um na zona rural. Na capital, as ações se concentram na limpeza, encascalhamento e retirada de entulhos em todos os bairros, sob a responsabilidade da Secretaria de Serviços Básicos (Semusb). Enquanto isso, a Secretaria de Obras (Semob) intensifica a operação tapa-buracos nas principais vias e nos conjuntos habitacionais. Além disso, cerca de 30 quilômetros de avenidas receberão recapeamento asfaltico, como a Jorge Teixeira, Farquar, Imigrantes e Sete de Setembro, dentre outras. No setor rural, as obras já começaram e a previsão é recuperar 1 mil quilômetros de estradas vicinais.
Terrenos baldios
A Prefeitura também vai notificar os proprietários de terrenos baldios que não são murados e se encontram tomados por matagais. O projeto prevê a limpeza e construção de muros por parte do município e depois encaminhar a conta via banco aos donos desses lotes. Haverá ainda uma intensa campanha de conscientização da população, inclusive através da mídia, para manter a cidade limpa, murar os terrenos e construir calçadas. Outra frente de trabalho vai recuperar cerca de 400 bocas de lobos. Através da Secretaria de Trânsito (Semtran) e Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) a Prefeitura vai sinalizar e iluminar a capital e os distritos.
Grandes obras
A construção do terminal hidroviário, viadutos e marginais na BR-364, centro administrativo, complexo esportivo e Parque das Águas, além da revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Mercado Central e do antigo Mercado Municipal, denominados de grandes obras, foi outro ponto da reunião abordado aos vereadores. Queremos mudar essa cidade e darmos melhores condições de vida para a nossa população. Para tanto, contamos com o apoio de todos vocês, enfatizou Roberto.
Investimentos
Roberto informou aos vereadores que será necessário um grande investimento em maquinários, material humano e recursos financeiros para tornar o projeto realidade. Ele já está mobilizando membros da bancada Federal em Brasília, mas garante que grande parte dessas obras já tem recursos garantidos, como a revitalização da Estrada de Ferro, a construção do terminal hidroviário, Centro Administrativo, Complexo Esportivo e a verba para compra de novos maquinários. O município também vai investir na contratação de fiscais de trânsito e de postura para trabalhar a conscientização e notificação.
Participaram do encontro os vereadores Marcelo Reis, líder do prefeito na Câmara, Hermínio Coelho, Ramiro Negreiros, Cláudio Carvalho, José Wildes, Jurandir Bengala, Chico Caçula, Zequinha Araújo, DJ Moisés, Jaime Gazola, Pastor Delson e Eduardo Rodrigues.
Fonte: Ascom
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)