Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito Mauro Nazif atende solicitações de moradores da zona Sul de Porto Velho


Gente de Opinião

O prefeito Mauro Nazif recebeu na tarde desta terça-feira (19), uma comissão de moradores da ocupação Dilma Rousseff, do assentamento Adelino Ramos e do bairro Areia Branca, localizados na zona Sul de Porto Velho. O grupo solicitou regularização fundiária, energia elétrica e drenagem, dentre outros temas tratados.Também participaram do encontro, os secretários municipais Márcia Luna (Regularização Fundiária e Habitação), Edjales Benício de Brito (Meio Ambiente) e Cristhian Camurça, adjunto da Secretaria de Obras (Semob), além do representante do programa Terra Legal, Antônio Heler e do Superintendente do Patrimônio da União (SPU), Antônio Roberto dos Santos.

Presidente da associação de moradores da ocupação Dilma Rousseff, Antônio Lúcio solicitou a regularização da área, onde antes habitavam cerca de 800 famílias, mas atualmente apenas 70 permanecem no local. Eles alegam que não têm para onde ir e que não podem pagar aluguel. Lúcio também pediu a instalação da rede de energia elétrica. Segundo ele, a energia chega até as casas através de “rabichos”.Já o presidente da associação de moradores do assentamento Adelino Ramos, Irailton Daurea, pediu a legalização do terreno para que as famílias possam construir suas casas ou um outro lote na mesma região, desde que seja garantida a moradia para as pessoas. “São quatro mil famílias que não têm para onde ir”, lamentou.

Francisco Ramos de Souza, que representou a comunidade Areia Branca, pediu que a prefeitura amplie a galeria construída recentemente sobre o Igarapé Bate Estacas. Afirma que a estrutura não suporta o grande volume de água no período chuvoso, fazendo com que a residência dele e as demais no entorno sejam invadidas pela água.

Soluções

Ficou decidido que o responsável pelo Terra Legal em Rondônia vai tratar dos trâmites burocráticos visando a possibilidade de passar uma área da União com 32 hectares, na Estrada Areia Branca, para o Município. Isso acontecendo, a Semur ficará responsável por fazer o cadastro das famílias e a regularização para entrega das escrituras. Desta forma, a prefeitura e o Governo Federal resolvem o problema de moradia para as famílias assentadas nas duas ocupações.

Sobre a energia elétrica para a ocupação Dilma Rousseff, Mauro Nazif informou que o terreno é alvo de ação na justiça, o que impossibilita a Eletrobrás Rondônia de resolver o problema.

Quanto a ampliação da galeria construída no Igarapé Bate Estacas, o prefeito determinou que o secretário Cristhian Camurça e engenheiros da Semob façam visita técnica ao local às 10 horas desta quarta-feira com objetivo de solucionar o problema de uma vez por todas.


Texto Augusto José | Fotos Frank Nery
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia

A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro

O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Deputado Ismael Crispin concede Título de Cidadão Rondoniense ao ex-prefeito Tião Valladares e homenageia Coral Vozes do Legislativo

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)