Quarta-feira, 1 de julho de 2009 - 14h36
'Rodoviária dos ribeirinhos', como é chamada, ficará pronta em um ano
Mais uma importante obra foi lançada nesta manhã (1º) pelo prefeito Roberto Sobrinho. Trata-se do Terminal Hidroviário, ou 'rodoviária dos ribeirinhos', como é chamada pelo prefeito. A obra será construída no Cai n'Água, tradicional porto de embarque e desembarque de ribeirinhos e de passageiros que optam pelo transporte hidroviário para cidades amazonenses.
O local é também um ponto histórico de concentração de pescadores que comercializam ali seus pescados. Empresários do ramo da construção civil, secretários municipais, vereadores e membros da imprensa da Capital acompanharam o ato de lançamento. Apesar do contexto histórico do Cai n'Água, o local sempre foi esquecido pelas administrações que se sucederam ao longo das décadas.
Com um investimento em torno de R$ 14 milhões, de recursos do Ministério dos Transportes mais contrapartida da Prefeitura, a urbanização e inserção do projeto no programa de modernização dos espaços públicos da cidade estão sendo agora resgatados pelo prefeito. O novo porto terá uma área de 7.240 m².
De acordo com Roberto Sobrinho, 80% da obra será em estrutura de aço e apenas 20% de obras de engenharia civil. Segundo ele, os flutuantes, a ponte que liga o terminal de embarque e desembarque à terra firma, e os braços articulados estão sendo fabricados num estaleiro de Manaus (AM). O estilo será o mesmo do existente na capital amazonense, o porto flutuante, cujo terminal de passageiros é móvel. Sobe e desce acompanhando o nível da água na cheia e na vazante.
A parte da engenharia civil deverá ser concluída até dezembro, mas o fabricante das estruturas em aço pediu um prazo de oito meses para entregar todo o material. Na parte da 'rodoviária', haverá restaurante, lanchonete, banheiros, guichês de venda de bilhetes e postos de fiscalização da Polícia Federal, Receita Federal; Vigilância Sanitária e Ibama.
"A obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores da Capital e reverte uma tendência da cidade, que vive de costas para o Rio Madeira, seu patrimônio natural mais significativo", considera o prefeito.
Flutuantes e barracas
A prefeitura está agora negociando a transferência de flutuantes e pequenos comerciantes de barracas no local, para outros pontos. Para os 'barraqueiros', está sendo construída uma nova estrutura provisória, em madeira. Os flutuantes terão que se mudar para um local pouco acima de onde estão instalados.
Fonte: Ascom
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Sérgio Gonçalves e Silvia Cristina reforçam união pela saúde em visita ao Hospital de Amor Amazônia
Na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves (União Brasil), visitou o Hospital de Amor Amazônia, em

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), em Porto Vel
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)