Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PRECATÓRIO FEDERAL: Sintero pede a liberação do processo da isonomia no CNJ


Sob o argumento de que a grande maioria dos servidores beneficiados pela ação da isonomia já passou dos 60 anos de idade, com direito, portanto, ao atendimento prioritário, o Sintero protocolou no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um requerimento solicitando maior celeridade na análise do processo.

A ação da isonomia foi suspensa pelo CNJ para apurar denúncia feita pelo Sintero de que advogados alheios ao processo estariam usando procurações falsas para sacar dinheiro do precatório. A atuação de advogados estranhos ao processo foi facilitada porque alguns servidores não consideraram o alerta feito pelo Sintero e assinaram procurações para terceiros.

Já está provado perante o CNJ que não houve qualquer irregularidade no âmbito do Sintero e que os advogados do sindicato agiram corretamente.

Para demonstrar ao CNJ que os servidores não podem ser ainda mais prejudicados pela demora na liberação dos precatórios, os advogados Hélio Vieira e Zênia Cernov recolheram documentos de identidade de aproximadamente 300 servidores beneficiados pelo processo para mostrar ao CNJ que quase todos já passaram de 60 anos, e por isso estariam enquadrados na prioridade dos precatórios.

Segundo o advogado Hélio Vieira, não há a necessidade de todos os servidores apresentarem documento de identidade. “As cópias de documentos de identidade recolhidas servirão apenas para demonstrar ao CNJ a idade da maioria dos servidores. A quantidade enviada já é suficiente”, disse.

O advogado Hélio Vieira tranquilizou os servidores e disse que quando o processo for liberado todos serão imediatamente informados.

A ação da isonomia beneficia os professores e os técnicos administrativos federais do ex-território. Os professores já receberam o precatório e quase todos os técnicos já receberam a multa pela demora no enquadramento. Ainda estão pendentes de pagamento a multa para cerca de 300 servidores e o retroativo da isonomia para cerca de 2.000 servidores, todos técnicos administrativos.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Deputado Ismael Crispin comemora ação que zerou fila de exames na BR-429

Durante entrevista concedida neste sábado à Rádio Clube FM de São Miguel do Guaporé, o deputado estadual Ismael Crispin (PP) comemorou os resultados

Giovana Barros entrega a Expedito Neto documento contra privatização da CAERD

Giovana Barros entrega a Expedito Neto documento contra privatização da CAERD

Durante reunião na Central Única dos Trabalhadores – CUT/RO com sindicatos e movimentos sociais, a pré-candidata a deputada estadual pelo PT/RO, Gio

Mulheres vítimas de violência terão sala especial em Cacoal com apoio de Cirone Deiró e Nice Condaque

Mulheres vítimas de violência terão sala especial em Cacoal com apoio de Cirone Deiró e Nice Condaque

Mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, maus tratos e crimes sexuais, deverão ser atendidas em sala privativa, em Cacoal,

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

Missão de vida: pré-candidato coronel Vital reforça experiência de gestão pela segurança da sociedade

A experiência na condução da Segurança Pública de Rondônia e o conhecimento dos desafios enfrentados diariamente pelas forças policiais no combate à

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)