Quinta-feira, 25 de abril de 2013 - 16h40
Desde o ano de 2009, a Santo Antônio Energia executa o Plano de Ação de Controle da Malária em Porto Velho visando a redução de casos da doença. Já foram investidos mais de R$ 12 milhões nas ações que envolveram contratação de mão-de-obra, construção de pontos de apoio, aquisição e distribuição de equipamentos (veículos, microscópios, termonebulizadores, mosquiteiros, entre outros) e realização de mobilizações.
Mais de 30 mil Mosquiteiros Impregnados de Longa Duração (Mild) foram instalados em várias comunidades dentro das regiões de saúde do município como Jacy-Paraná, distrito de Rio Pardo, Joana D´Arc e Baixo Madeira, e também nas terras indígenas Karitiana e Karipuna. As telas impregnadas com inseticida não prejudicial à saúde humana são instaladas em camas, berços e redes. Elas têm a capacidade de repelir, imobilizar e matar o mosquito transmissor da Malária, diminuindo significativamente os casos da doença. Os equipamentos já são utilizados com frequência na África. Aqui no Brasil, a Santo Antônio Energia foi a primeira empresa privada a realizar sua distribuição em larga escala.
Tantas ações tiveram resultados significativos e hoje, 25 de abril, Dia Mundial de Combate à Malária, Porto Velho tem muito o que comemorar. Se em 2007, um ano antes do início das obras da usina hidrelétrica Santo Antônio, a Incidência Parasitária Anual (IPA) era de 85,9 casos de Malária por grupo de mil habitantes, em 2012 o número foi de 27 casos por mil habitantes, o que corresponde a uma redução de 30%. Com isso, segundo a classificação do Ministério da Saúde, o município passou de alto para médio risco de adoecimento. Outro dado importante foi a redução de Malária causada por Plasmodium falciparum, responsável pelaforma mais graveda doença. O número passou de 19,9% em 2007 para 3,03% em 2012, resultado melhor do que o verificado no restante da Amazônia Legal.
Mas os trabalhos da Santo Antônio Energia no combate à Malária não terminaram. As ações seguem até 2015. Serão mais de R$13 milhões em investimentos. “Estamos felizes com os resultados dos trabalhos que são realizados em parceria com a prefeitura e que contam com o engajamento da população que recebe bem as equipes de endemias e usa corretamente os mosquiteiros. Esperamos que, cada vez mais, os números referentes à Malária continuem reduzindo em Porto Velho”, declara o biólogo da Santo Antônio Energia, Kaio Ribeiro, responsável pelo trabalho.
Para comemorar os bons resultados de diminuição da malária, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Santo Antônio Energia, realiza hoje, a partir das 9h, no centro administrativo do distrito de Jacy-Paraná, várias atividades para adultos e crianças que poderão se sensibilizar sobre a prevenção, transmissão e tratamento da doença.
Fonte: Carla Nascentes
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari
Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia
A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)