Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto Velho adere ao sistema de inspeção sanitária nacional


A Prefeitura de Porto Velho assinou nesta quinta-feira, 06, o termo de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), do Governo Federal. Com a adesão, a inspeção sanitária que era realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) passará a ser feito pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dipoa/SDA/Mapa) ou pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), caso o Estado também faça a adesão ao programa.

A adesão, assinada pelo secretário João Leonel Bertolin, da Semagric, aconteceu durante a realização do I Seminário sobre Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal realizado pela Superintendência Federal de Agricultura em Rondônia (SFA/RO). O evento teve a participação de várias instituições ligadas ao setor produtivo e do gestor nacional do Sisbi-Poa, Fernando Fagundes, do Mapa.

Para o secretário Leonel Bertolin, a migração da inspeção municipal para o sistema nacional representa um grande avanço para o município, haja vista que há três anos, quando assumiu a pasta, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) existia, mas não funcionava. “Não havia veterinário para realizar o trabalho. De imediato contratamos três profissionais para que o SIM saísse do papel.

O grande avanço apontado pelo secretário Bertolin com a adesão, além da garantia de produtos de qualidade na mesa dos portovelhenses é que com a migração do sistema as empresas que já são fiscalizadas pela inspeção municipal vão poder comercializar com outros municípios e estados. Atualmente elas só podem comercializar dentro de Porto Velho.

O programa
O Sisbi-POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar.

Além disso, é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica. Qualquer estabelecimento em nível municipal ou estadual que produza produtos de origem animal pode aderir ao sistema.

A equivalência e consequente adesão ao Sisbi-POA passa por uma série de auditorias do Dipoa, que avalia a infraestrutura para o desenvolvimento das atividades de inspeção e a capacidade dos estabelecimentos de garantir a inocuidade dos produtos.

Fonte:  Joel Elias

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)