Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Porto implanta sistema de monitoramento eletrônico


A administração da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), atendendo a determinação do Governo da Cooperação, implantou um sistema de vigilância eletrônica avançada no Porto de Porto Velho. O Circuito Fechado de TV (CFTV) funciona de forma integrada e permite o gerenciamento local e remoto e, também, o armazenamento de dados e imagens.

A partir de agora, dezenas de câmeras distribuídas em pontos estratégicos do terminal portuário permitirão que se veja ese reproduza as imagens feitas pelas câmeras direto no computador.

A medida resultará em um controle mais efetivo das operações desenvolvidas no Porto da Capital e visa atender as medidas de segurança estabelecidas pelo ISPS CODE (Código Internacional para proteção de Navios e Instalações Portuárias).

A implantação do sistema de vigilância faz parte do Plano de Modernização Portuária que prevê, ainda, a introdução de catracas eletrônicas e a informatização de acesso para carretas. "A implantação destes novos equipamentos de segurança e acesso deve acontecer no primeiro semestre de 2014 e dará continuidade a meta de aperfeiçoar o sistema e dar garantia e credibilidade ao importador e ao exportador", destacou o presidente da SOPH, engenheiro Ribamar Oliveira.

Os investimentos atendem as determinações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)que exige um controle de acesso portuário mais rigoroso e um padrão de eficiência na prestação de serviços.

Fonte: Josi Gonçalves / SOPH

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)