Sexta-feira, 21 de agosto de 2015 - 09h15

Centenas de famílias estão isoladas desde as primeiras horas da sexta feira quando o DER iniciou manutenção na ponte da Estrada da Penal. Os moradores reclamam que foram surpreendidos pelo trabalho que deve durar dois dias e não puderam se planejar. Esta ponte dá acesso ao distrito de São Carlos, no baixo madeira, dezenas de sítios e fazendas e a vilas que ficam as margens do rio Candeias e Jamary.
Um trabalhador do DER que não quis se identificar disse que a manutenção era necessária e urgente porque a ponte ameaçava desabar devido a madeiras que estavam apodrecendo. “É melhor um problema deste (tráfego de veículos interrompido sem prévio aviso) do que um carro despencar no rio”.

Moradores da região concordavam que a ponte poderia cair e culpavam o tráfego pesado de caminhões de madeira. Muitos moradores que estavam após a ponte reclamavam que não havia como voltar a Porto Velho. Vários motoristas que seguiam para São Carlos e localidades próximas retornaram à capital. A empresa de ônibus que faz a linha para São Carlos amenizou o problema com “baldeação” já que, por sorte, um ônibus estava antes e outro depois da ponte quando a manutenção iniciou.
A ponte, que tem aproximadamente 80 metros e altura de seis metros, foi construída há pouco mais de dois anos, quando a ponte anterior ameaçou cair após as enchente recorde do Rio Madeira. Esta ponte fica sobre a “vala”, como ficou denominado um curso de agua de 800 metros que une o Rio Candeias ao Rio Madeira. Esta “vala” foi construída na década de 50 por um seringalista chamado Martins, com objetivo de levar a borracha produzida nos seringais do Candeias para os entrepostos que ficavam no Rio Madeira.

Fonte: Alexandre Badra
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população
O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx
Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)