Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PONTE DO MADEIRA:Garçon confirma para esta sexta feira a abertura dos envelopes


 
Está programada para esta sexta feira, dia, 05, às 10h da manhã, em Brasília, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas que estão disputando a licitação para construção da ponte sobre o Rio Madeira na BR-319, no bairro da Balsa, em Porto Velho.

A confirmação foi, feita pelo deputado Federal Lindomar Garçon-(PV), que se encontra na capital federal acompanhando todo processo que tornará público a empresa vencedora da licitação.

“Estou aqui em Brasília, vigilante e acompanhando de perto todo o trâmite legal, para evitar que mais uma vez essa obra tenha seu cronograma interrompido, afirma o deputado.

Garçon informa também, que após a abertura dos envelopes contidos no edital 760/2009, e não havendo interposição de recursos, o DNIT poderá em 48 horas emitir a ordem de serviços para iniciar as obras de construção da ponte.

Sobre as 4 empresas que estão disputando a construção da ponte, Garçon esclarece, que o consórcio, formado pelas empresas Mendes Júnior/Camter, já foi desclassificado, porque a Mendes Júnior foi a autoria do projeto de construção da obra, e a lei Nº 866/90, que trata das licitações públicas, veda a participação da empresa que elabora o projeto, no processo licitatório.

A outra empresa, a A.Gaspar, está com documentação pendente mas está recorrendo para participar do certame.

Segundo DNIT, apenas a empresa N.Martins está preenchendo os requisitos do edital, e que provavelmente será a vencedora da obra.

Para o deputado Lindomar Garçon, a construção da ponte será um marco no desenvolvimento do Estado de Rondônia, beneficiando, empresários, à população e agropecuaristas, que terão novas opções de escoamento da produção agro-industrial. A rodovia faz ligação com a BR-364 em direção aos principais portos e centros comerciais do sul e do sudeste do país. Mais ao norte, a BR-319 encontra a BR-174 no Amazonas, o que criará acesso a países como Venezuela e Guiana. Em Rondônia, o deputado foi um dos primeiros parlamentares a coordenar uma audiência Pública para discutir com representantes do DNIT, TCU e autoridades estaduais, alternativas de viabilidade para liberação da construção da ponte.

O valor da obra após feitas as adequações técnicas ficou orçada em R$ 210 milhões e 897 mil reais. A ponte sobre o rio Madeira terá 987 metros de extensão por 12 metros de largura, armada com vigas pré-moldadas, em duas pistas de 4,7m de largura cada. A ponte, vai ter uma ciclovia de 1,6m, sinalização náutica e iluminação em toda sua extensão. O projeto ainda prevê um mecanismo para a passagem de energia elétrica para o outro lado do rio. 

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)