Quarta-feira, 10 de agosto de 2016 - 15h48
Desde maio deste ano está pronto o primeiro plano do projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) da região Vale do Jamari. A proposta foi conduzida pelo Sebrae em Rondônia e realizada com a participação de membros da rede de cooperação das cidades integrantes do projeto.
A rede é composta por lideranças locais e representantes dos setores produtivos e instituições técnicas que elencaram ações a serem priorizadas nos setores econômicos definidos de forma conjunta: agricultura familiar, comércio/serviços e setor público.
O plano é composto por nove atividades que vão desde a estruturação da legislação do setor público, para tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas da região, perpassa pelo fortalecimento e instrumentalização gerencial do comércio, até a ampliação de mercado e organização do setor produtivo na zona rural.
A ideia, segundo Maria Cristina, gerente do Sebrae da unidade de Ariquemes, é mobilizar os setores produtivos e buscar parceiros para melhorar ainda mais os pequenos negócios locais. “Espera-se dessa forma, melhorar o fluxo econômico no território, tendo como resultado mais empregos e renda pela qualificação desses empreendimentos”, ratifica.
O prazo para a execução das ações é até o final de 2017. Algumas ações serão gerenciadas diretamente pelo Sebrae em parceria com as lideranças. Outras ações irão depender da articulação de parceiros e contará com o apoio da rede de cooperação para efetivar importantes conexões entre outras esferas de governança.
O sucesso do plano, lembra Cristina, está ligado diretamente ao nível de organização dos parceiros e terá apoio do Sebrae na organização técnica do processo de articulação. Espera-se que até 2017 muitas atividades estejam implementadas e que os resultados desse esforço sejam visíveis em todo o Vale do Jamari.
Para saber mais informações sobre esse e outros serviços do Sebrae em prol dos pequenos negócios, acesse www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. (Fonte: Denis Pinto)
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos), presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, realizará no próximo dia 26 de junho, às 9 horas,

Prefeito Léo Moraes declara apoio a Marcos Rogério para o Governo de Rondônia
A pré-candidatura do senador Marcos Rogério (PL) ao Governo de Rondônia ganhou um importante reforço político na noite desta segunda-feira (22), dur

Hildon e Cirone propõem industrialização para agregar valor a produtos do agro
O ex-prefeito de Porto Velho por dois mandatos e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o pré-candidato

Na manhã desta segunda-feira (22), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Ismael Crispin (P
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)