Quarta-feira, 8 de abril de 2009 - 15h30
Nesta quita-feira, 9 de abril, várias manifestações de cunho popular assinalarão a passagem dos 10 anos de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). A unidade do estado de Rondônia programou alguns eventos que marcarão a data da criação do SEESCOOP – em 6 de abril de 1999 - que, vinculado à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) desenvolve importante atividade educacional sobre o sistema cooperativista.
Pit stop
Na véspera do feriado religioso de Sexta-feira Santa, o SESCOOP-RO realizará um pit stop, em Porto Velho, nas avenidas Sete de Setembro (bairro central), e Jatuarana (Jardim Eldorado), com distribuição de camisetas alusivas aos 10 anos da sua criação. Em várias capitais, as unidades estaduais, também, promoverão eventos e manifestações semelhantes. Emissoras de rádio estarão divulgando a comemoração, como formas de aproximação e identificação com a população local.
Missão
Com linhas de atuação bem definidas o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) busca, há dez anos, desde a sua criação, promover a capacitação, a formação profissional, a autogestão, monitoramento, e o desenvolvimento social das cooperativas, com a visão de ser o agente formador e propulsor do desenvolvimento do cooperativismo.
Braço educacional do Sistema Cooperativista Brasileiro, o SESCOOP se consolida como instituição promotora desse desenvolvimento, tendo em vista seu potencial de atuação e a experiência acumulada, e responsável por novos modelos de gestão. A maioria dos estados, durante esta década, reafirma a importância do serviço no apoio à reestruturação das cooperativas e à profissionalização dos seus cooperados.
Diretrizes para 2009
O documento, divulgado pelo Sescoop,
que comemora 10 anos de atuação,
contempla 11 diretrizes estratégicas
A educação e a profissionalização da gestão, a inovação tecnológica e a capacidade empreendedora são considerados os fatores primordiais para o aumento da competitividade das cooperativas nos mercados externo e interno. Esta é a premissa básica do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que definiu as Diretrizes Estratégicas do planejamento da instituição para este ano.
O documento, divulgado nesta segunda-feira (6/4) pelo Sescoop, que comemora hoje 10 anos de atuação, contempla 11 diretrizes estratégicas. Entre elas, destacam-se a prioridade ao desenvolvimento sustentável das cooperativas, bem como à educação cooperativa; a formação de parcerias com instituições pública, privadas e do terceiro setor.
Para a unidade nacional do Sescoop o Conselho estabeleceu os principais atributos e seus objetivos estratégicos que vão nortear o plano de trabalho/orçamento da instituição. Foram definidos também os objetivos estratégicos por linha de atuação: capacitação e formação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento de cooperativas e gestão do Sistema Sescoop.
O planejamento estratégico do Sescoop, além de participativo, prevê o enfoque sistêmico, que consolida e aperfeiçoa as diretrizes traçadas anteriormente. Seu objetivo é o de aprimorar a gestão e os resultados às cooperativas, seus associados, trabalhadores e familiares e, consequentemente, às comunidades onde estão inseridas e à sociedade em geral.
Por isso, o planejamento estratégico da instituição será estruturado com a participação das unidades estaduais do Sescoop. Estas serão envolvidas na elaboração de um direcionamento estratégico, a partir das diretrizes definidas pelo Conselho Nacional. O objetivo é alcançar a excelência, por meio da atuação sistêmica e, com isso, fortalecer institucionalmente o Sescoop enquanto braço educacional do Sistema Cooperativista Brasileiro.
SESCOOP, mentor de desenvolvimento social e econômico das sociedades cooperativas.
FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - roquevha@hotmail.com
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)