Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Pit stop assinala os 10 anos do SESCOOP


  

Nesta quita-feira, 9 de abril, várias manifestações de cunho popular assinalarão a passagem dos 10 anos de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP). A unidade do estado de Rondônia programou alguns  eventos que marcarão a data da criação do SEESCOOP – em 6 de abril de 1999 - que, vinculado à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) desenvolve importante atividade educacional sobre o sistema cooperativista.Pit stop assinala os 10 anos do SESCOOP - Gente de Opinião

Pit stop

Na véspera do feriado religioso de Sexta-feira Santa, o SESCOOP-RO realizará um pit stop, em Porto Velho, nas avenidas Sete de Setembro (bairro central), e Jatuarana (Jardim Eldorado), com distribuição de camisetas alusivas aos 10 anos da sua criação. Em várias capitais, as unidades estaduais, também, promoverão eventos e manifestações semelhantes. Emissoras de rádio estarão divulgando a comemoração, como formas de aproximação e identificação com a população local.

Missão

Com linhas de atuação bem definidas o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) busca, há dez anos, desde a sua criação, promover a capacitação, a formação profissional, a autogestão, monitoramento, e o desenvolvimento social das cooperativas, com a visão de ser o agente formador e propulsor do desenvolvimento do cooperativismo.
 
Braço educacional do Sistema Cooperativista Brasileiro, o SESCOOP se consolida como instituição promotora desse desenvolvimento, tendo em vista seu potencial de atuação e a experiência acumulada, e responsável por novos modelos de gestão. A maioria dos estados, durante esta década, reafirma a importância do serviço no apoio à reestruturação das cooperativas e à profissionalização dos seus cooperados.

Diretrizes para 2009
O documento, divulgado pelo Sescoop,
que comemora 10 anos de atuação,
 contempla 11 diretrizes estratégicas

A educação e a profissionalização da gestão, a inovação tecnológica e a capacidade empreendedora são considerados os fatores primordiais para o aumento da competitividade das cooperativas nos mercados externo e interno. Esta é a premissa básica do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que definiu as Diretrizes Estratégicas do planejamento da instituição para este ano.

O documento, divulgado nesta segunda-feira (6/4) pelo Sescoop, que comemora hoje 10 anos de atuação, contempla 11 diretrizes estratégicas. Entre elas, destacam-se a prioridade ao desenvolvimento sustentável das cooperativas, bem como à educação cooperativa; a formação de parcerias com instituições pública, privadas e do terceiro setor.

Para a unidade nacional do Sescoop o Conselho estabeleceu os principais atributos e seus objetivos estratégicos que vão nortear o plano de trabalho/orçamento da instituição. Foram definidos também os objetivos estratégicos por linha de atuação: capacitação e formação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento de cooperativas e gestão do Sistema Sescoop.

O planejamento estratégico do Sescoop, além de participativo, prevê o enfoque sistêmico, que consolida e aperfeiçoa as diretrizes traçadas anteriormente. Seu objetivo é o de aprimorar a gestão e os resultados às cooperativas, seus associados, trabalhadores e familiares e, consequentemente, às comunidades onde estão inseridas e à sociedade em geral.

Por isso, o planejamento  estratégico da instituição será estruturado com a participação das unidades estaduais do Sescoop. Estas serão envolvidas na elaboração de um direcionamento estratégico, a partir das diretrizes definidas pelo Conselho Nacional. O objetivo é alcançar a excelência, por meio da atuação sistêmica e, com isso, fortalecer institucionalmente o Sescoop enquanto braço educacional do Sistema Cooperativista Brasileiro.


SESCOOP, mentor de desenvolvimento social e econômico das sociedades cooperativas.

FONTE: DeCom-OCB/SESCOOP-RO - roquevha@hotmail.com  

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Deputado Cirone Deiró faz balanço positivo do ano de 2025

Foi um ano extraordinário, com investimentos em todas as áreas, principalmente na agricultura, educação, saúde, esporte, infraestrutura, transporte,

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Ao longo de 2025, a deputada federal Cristiane Lopes tem consolidado sua atuação com pautas que dialogam diretamente com o desenvolvimento de Rondôn

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

Deputado Alex Redano indica viaturas para reforçar segurança em Costa Marques

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Governo do Estado solicitando a dis

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

Deputada Sílvia Cristina avalia realizações neste ano e projeta mais ações para 2026

A deputada federal Sílvia Cristina avaliou de forma as ações de seu mandato em 2025, destacando como o diferencial neste ano a efetivação do projeto

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)