Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PEC que regula afastamento de servidores públicos no período eleitoral é aprovada na Alero

Decisão acrescentou artigo para garantir o direito à licença do servidor público à atividade política.


Sessão Extraordinária foi realizada nesta sexta-feira no plenário da Casa de Leis (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO) - Gente de Opinião
Sessão Extraordinária foi realizada nesta sexta-feira no plenário da Casa de Leis (Foto: Antônio Lucas I Secom ALE/RO)

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou nesta sexta-feira (19) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 12/2024, de autoria coletiva, acrescentando o direito à licença do servidor público para atividade política com remuneração integral. A votação foi feita durante Sessão Extraordinária no Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, na Casa de Leis. 

A decisão, por meio do Artigo 20-D, altera os dispositivos sobre servidores efetivos dos Poderes do Estado de Rondônia, alinhando a legislação estadual à jurisprudência nacional e assegura a licença para atividade política. 

A medida ainda estabelece por meio do § 1º, que o servidor terá assegurado o valor integral de sua remuneração. Assim como também pelo § 2º, caso eleito, o servidor terá a opção de escolher sua lotação até a posse no cargo eletivo para que ele possa se preparar para a transição sem prejudicar o andamento das atividades no serviço público. 

"Esta é uma decisão mais justa e afinada para garantir a isonomia aos servidores públicos que pretendem lançar seus nomes na corrida eleitoral. Dessa forma, são assegurados seus direitos e obrigações para que eles possam ter a segurança jurídica no afastamento de suas respectivas funções", destacou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB). 

De acordo com a PEC, em seu § 3º, o servidor que não for aprovado em convenção partidária ou tenha seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral, com trânsito julgado, deverá retomar imediatamente suas atividades, sob pena de apuração de abandono de emprego. 

O efeito da PEC foi aplicado e passa a valer a partir da data de 1º de janeiro de 2024.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

Deputada Cristiane Lopes faz balanço de 2025, organiza pautas estratégicas e projeta novas entregas para 2026

A deputada federal Cristiane Lopes inicia 2026 com um mandato marcado por pautas estruturantes e posicionamentos claros. Ao longo de 2025, sua atuaç

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Deputada Yeda Chaves propõe convênio para modernizar unidade de saúde de Candeias do Jamari

Ainda no último ano legislativo, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou a Indicação nº 15.201/2025, recomendando a celebração de

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

Cirone propõe ampliação do Programa Prato Fácil para pacientes e acompanhantes

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta ao Governo do Estado, à Casa Civil e à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Cristiane Lopes celebra os 44 anos de Rondônia com investimentos, compromisso e dedicação ao povo do estado

Rondônia celebrou, no último dia 4 de janeiro, seus 44 anos de instalação, uma data que simboliza a força de um estado construído por um povo trabal

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)