Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PEC 37: Juventude democrática colhe 5 mil assinaturas


Em ato público bem articulado e organizado, a Juventude Democrática de Rondônia (JDR) reuniu ontem em Ariquemes autoridades do Ministério Público, das polícias Civil e Militar, da Assembleia Legislativa, e pouco mais de 350 pessoas no auditório da Associação Comercial de Industrial (ACIA), em audiência pública, que debateu e recolheu nada menos que cinco mil assinaturas contrárias à Proposta de Emenda Constitucional nº 37 (a chamada PEC 37), que tramita no Senado Federal e que visa amordaçar o Ministério Público, retirando a prerrogativa de investigar de suas atribuições.PEC 37: Juventude democrática colhe 5 mil assinaturas - Gente de Opinião

O presidente da JDR, Lucas Follador, fez questão de deixar claro, que a entidade que dirige é sim contra os termos da PEC 37, mas é totamente favorável à reestruturação da Polícia Civil, que, como a PM precisa de investimento em equipamentos, treinamento e em tecnologia de informação e comunicação para desempenhar bem seu trabalho.

Para ele e para o grupo de jovens que lidera, contudo, suprimir as prerrogativas do Ministério Público, principalmente as atribuições de investigar, representa um retrocesso no processo democrático do Brasil, que não pode se nivelar por baixo a regimes arcaicos e falidos de governo que insistem sobreviver em alguns países do Continente Sul-americano.
“Gostaríamos que os jovens que vão ao “face book” levantar a voz contra essa situação, que se unam ao nosso movimento, que tem uma causa louvável, concreta e de interesse geral”, pediu Lucas Follador.

A audiência pública, marcada por um debate sadio, democrático, e até acalorado entre membros do MP e delegado da Polícia Civil, contou com a presença das promotoras Tâmara Padoin Marques e Joice Gushy Mota, com os delegados da PC Ricardo Rodrigues e Rodrigo Camargo, com o coronel Ênedy Dias de Araújo, da PM, com o deputado Adelino Follador, representando o Poder Legislativo Estadual, com o frade Thomas Mittelsted, entre outros, que compuseram a mesa dos trabalhos com os membros da Juventude Democrática de Rondônia, organizadora do evento.

Lucas Follador, ao defender o ponto de vista da JDR, afirmou que a entidade distingue muito bem o sentimento dos dois lados (do MP e da PC), mesmo porque a proposta desta emenda é de um deputado que é delegado de polícia. Segundo ele, parafraseando a promotora Joice Mota, o Ministério Público não quer assumir o papel da polícia, mas apenas manter o direito de auxiliar e poder investigar. “Nós temos motivos sim para lutar contra a aprovação desta PEC, porque não acreditamos que um delegado, por melhor que ele seja, tenha força suficiente para investigar um governador, por exemplo”, justificou.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)