Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PCCS que garante valorização de servidores do Judiciário é entregue na ALE



A administração do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, sensível as reivindicações dos servidores e buscando priorizar a política de recursos humanos, entregou o Projeto de Lei Complementar ao presidente do Legislativo. A remessa do projeto à Casa de Leis só foi possível com o sacrifício e adiamento de algumas ações e projetos programados no orçamento 2010, porém sem inviabilizar a prestação dos serviços jurisdicionais.

Não só a remuneração representa melhoria para os servidores com o projeto de lei complementar que cria o novo Plano de Cargos, Carreira e Salários do Poder Judiciário de Rondônia. Amplo, o PCCS prioriza uma política de recursos humanos, em que se busca promover o princípio da equidade, dando condições a todos os servidores, indistintamente, de se desenvolverem salarial e profissionalmente.

Com um ambiente motivador, é possível ao Judiciário a atração e retenção de pessoal competente e qualificado. A arquitetura do PCCS é baseada em três elementos estruturais: equilíbrio salarial interno e externo, desenvolvimento na carreira e avaliação por competências. Além disso, a Administração do Poder Judiciário de Rondônia entende que o PCCS, para ser reconhecido como um instrumento de gestão, precisa estar associado a ações de preparação, de gerência e de remuneração de recursos humanos diante da realidade organizacional.

Por sua vez, a contribuição do servidor para o êxito da instituição judiciária pressupõe um planejamento prévio da capacitação para o efetivo exercício das suas atribuições, do acompanhamento e avaliação permanente de seu desempenho profissional, individual e em equipe.

Esses quesitos e outros fazem parte do documento entregue nesta terça-feira, 2, ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Neodi de Oliveira. Agora, o projeto tramita por comissões, onde será analisado pelos parlamentares e, após o prazo regimental, votado no plenário da Casa de Leis. Aprovado, é encaminhado então ao governador do Estado para sanção, que é quando a lei entra em vigor.

Fonte: Ascom/TJRO

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)