Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PCCR DA SAÚDE: Sindicatos não aceitam contraproposta e greve dos servidores deve recomeçar


Os sindicatos representativos do serviço público estadual da saúde em Rondônia não aceitaram a contraproposta oferecida pelo Governo do Estado na manhã de ontem, segunda-feira, na Casa Civil, e já dão como certa o retorno da greve da categoria. O prazo entabulado entre o Governo e os sindicatos dia 22 de maio, que suspendeu a greve, previa o envio do PCCR da Saúde até PCCR DA SAÚDE: Sindicatos não aceitam contraproposta  e greve dos servidores deve recomeçar - Gente de Opinião30 de outubro.

Segundo o presidente do Sindsaúde, Caio Marin, o Governo manteve o pagamento dos 7,5% de aumento (a última será acrescentada em março de 2013), além dos 6% que já havia sido dada de aumento aos servidores. “O ganho real para os servidores que estão no início de carreira é de R$ 100. É, portanto, um aumento pífio que a categoria prontamente rejeitou”, disse Caio.

De acordo o sindicalista, a quebra do acordo não é somente na revisão do PCCR, mas também na negociação do adicional de insalubridade. “Nem laudo, nem pagamento. Hoje o servidor trabalha em locais infectos sem receber insalubridade, num flagrante desrespeito à legislação”, disse. O hospital de Cacoal, por exemplo, servidores não recebem insalubridade desde que a unidade foi inaugurada.

Caio Marin enfatizou ainda que a situação do Pronto-Socorro João Paulo II também só piorou, depois da greve. “Reforma sem planejamento, carga excessiva de trabalho e superlotação continuam. Condições de trabalho, nem pensar. O João Paulo II parece um pesadelo sem fim”, concluiu. O sindicalista disse que os sindicatos devem pedir a Assembleia que investigue os gastos da saúde de maneira mais detalhada.

O presidente do Sindicato dos Médicos (Simero) disse que o Estado está gastando mal o dinheiro da saúde por falta de gestão, adiantando que também vai pleitear a revisão do Plano de carreira para a classe médica. O secretário da Casa Civil, Marco Antônio Faria, sugeriu a criação de uma Mesa de Negociação permanente para discutir as questões inerentes à saúde, em todos os aspectos.

O assessor jurídico do Sindsaúde, Pedro Wanderley, disse que os servidores da saúde não agüentam mais os baixos salários e a falta de condições de trabalho e disse que pretende ingressar na Justiça pedindo intervenção da saúde do Estado. Pedro reiterou as palavras do presidente da Assembleia Legislativa, Herminio Coelho, reafirmando a falência do Estado, conforme declarações feitas na semana passada pelo secretário Gilvan Ramos.

ATRASO

Em mais uma declaração preocupante dos representantes do Governo disseram que, apesar do crescimento da arrecadação, a situação financeira do Estado é preocupante. Segundo o secretário da Sefin, Benedito Alves, houve queda no repasse do Fundo de Participação do Estado (FPE). Segundo o secretário, se a situação continuar, há riscos iminentes de atraso salarial dos servidores nos próximos meses.

Na próxima quinta-feira (01.11), os sindicatos realizam assembléia geral conjunta para deliberar sobre o reinício da greve. Até lá, os sindicatos aguardam uma postura no política de negociação do Governo do Estado com a elaboração de uma proposta de interesse da categoria.

Participaram da reunião, representantes do Sindsaúde, Sinderon (Enfermagem), Simero (Médicos) e Sintraer (Apoio Administrativo).

Fonte: Marcos Santana
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega de uma Sala de Cursos de Capacitação totalmente mobiliada e equipada com comput

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu espaço na tarde desta terça-feira (21) para um deb

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Nos dias 15 e 16 de novembro, Pimenta Bueno será palco da Mega Feira de Liquidação e da Habitação, uma iniciativa da Associação Empresarial e da Câm

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Gente de Opinião Quinta-feira, 23 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)