Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PATRIMÔNIO HISTÓRICO


 
Arquiteto Luiz Leite denuncia ao
deputado José Aníbal desmonte
do patrimônio histórico e cultural


FLÁVIA ILÍADA
AGÊNCIA AMAZÔNIA


BRASÍLIA – Em encontro com o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, José Aníbal (PSDB-SP), o arquiteto e presidente do Conselho de Administração da Associação de Amigos da Madeira-Mamoré (AMMA), Luiz Leite de Oliveira, entregou um extenso dossiê contendo graves denúncias contra o desmantelamento sofrido pelo patrimônio histórico-cultural do Estado de Rondônia. Segundo Luiz Leite, a tentativa de sensibilizar o líder tucano é uma forma de buscar no cenário nacional a ajuda que foi preterida em Rondônia.

"Os parlamentares da bancada de Rondônia silenciaram diante de todas as arbitrariedades sofridas pelo nosso patrimônio histórico. A esperança é que o líder José Aníbal, filho da nossa terra, possa dar a atenção que nos foi negada", desabafou o arquiteto.

No documento entregue pelo presidente da AMMA, a associação denuncia o desmonte do Museu Ferroviário da Estação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), cujas paredes foram retiradas para dar espaço à construção de uma praça de alimentação e um Shopping Center, além do abandono sofrido pela locomotiva simbólica, conhecida como Coronel Church que, com a retirada das paredes, ficou a mercê dos intempéries climáticos do sol e das chuvas.

Candelária destruída

Outra grave denúncia trata do patrolamento do Sítio Histórico da Candelária para a construção de um conjunto habitacional da prefeitura de Porto Velho. A área foi tombada como patrimônio histórico e continha ossadas humanas dos trabalhadores da lendária estrada de ferro. A arbitrariedade causou o aterramento da ossada na cabeceira do Igarapé Candelária, comprometendo a água do riacho e a saúde dos ribeirinhos que a consome.

O deputado federal José Aníbal nasceu no município de Guajará-Mirim, na fronteira brasileira com a Bolívia. Pela segunda vez neste ano é interpelado a auxiliar o povo rondoniense. No início do ano, o pré-candidato à prefeitura de Porto Velho, Hamilton Casara (PSBD), contou com a interferência do líder na Câmara para impedir a alteração do comando do partido em Rondônia. "A exemplo do seu homônimo cartaginês, José Aníbal se destaca por empunhar duras batalhas. Agora, a missão que lhe foi posta espera que sua voz forte se levante novamente em prol de seus conterrâneos", comenta Luiz Leite. 

PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Gente de Opinião
Entristecido, Leite mostra o local onde ficou a Baldwin


Amigos da Madeira-Mamoré
condenam desmonte 

►"O Museu, que se situava no pátio da Estação da EFMM, no município de Porto Velho, encontra-se atualmente completamente descaracterizado, sendo sua estrutura, especialmente as paredes/ fechamento laterais e cobertura do sobredito, retirados um a um, a fim de ser tudo transformado em shopping center e praça de alimentação.

►Com desmonte do Museu Ferroviário, também a locomotiva Nº. 12, "Baldwin", conhecida como Coronel Church, que está na região desde 1878, tão famosa e importante por sua história, foi mais uma vez abandonada ao relento.

►Denunciamos ainda o crime contra o Sítio Histórico da Candelária, área tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 2005 e pela Constituição do Estado de Rondônia desde 1986, onde se encontrava um sítio arqueológico e vestígios do cemitério dos mortos na construção da lendária ferrovia Madeira-Mamoré e do Hospital da Candelária. Ambos estavam circunscritos nas terras legalmente intransferíveis, conforme a Constituição do Estado de Rondônia. 

PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Gente de Opinião
Marechal Rondon está enferrujada /M.CRUZ
► Em outubro de 2007, a fim de construir um conjunto habitacional, a prefeitura de Porto Velho, de forma arbitrária e ilegal, empreendeu um grande desmatamento na área definida como Sítio Histórico da Candelária, promovendo grande movimento de terras e queimadas. Além de derrubarem a mata e expulsar os animais silvestres que ali viviam, os tratores conseguiram aterrar na cabeceira do Igarapé Candelária, ossadas humanas e cruzes de metal das sepulturas existentes, comprometendo seriamente a qualidade da água daquele riacho e ponto em risco a saúde dos ribeirinhos.

► Outros prédios também tombados como patrimônio histórico – Praça das "Três Caixas-d'água", Praça do Memorial Jorge Teixeira, prédio da antiga Teleron e o Pátio Ferroviário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) –, transferidos irregularmente para a Prefeitura Municipal de Porto Velho pela Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), com o aval da Superintendência Regional do IPHAN, que vem aprovando descabidas obras irregulares nesses locais. Essas autorizações ferem de madeira grosseira e cristalina lei e agridem o patrimônio histórico". 

Fonte: Montezuma Cruz - Agênciaamazônia é parceira do Gentedeopinião.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

No último sábado (4), a ação social "Coração em Ação", idealizada e coordenada pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), reuniu mais de 3 m

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Visando o restabelecimento das atividades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) no município de Guajará-Mirim, a deputada

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

RO é Agro: equipamentos agrícolas potencializam produção em Presidente Médici

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) entrou no clima da Rondônia Rural Show Internacional e lançou, nesta terça-feira (30), o segundo capí

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)