Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

PARA TENTAR ENFRAQUECER SINDICATOS, GOVERNO NÃO DESCONTA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL


Em meio à insastifação geral do funcionalismo público estadual, que já resultou em três greves em andamento e outras para terem início nos próximos dias, o governo, através da Procuradoria Geral do estado (PGE), deixou de descontar a Contribuição Sindical dos servidores estaduais em 2013. Esse desconto está previsto em lei e é efetuado todos aos anos no mês de março.

Essa postura tem a clara intenção de enfraquecer os sindicatos no exato momento em que as greves tendem a se generalizar, quando as entidades terão maiores gastos para bancarem mais mobilizações.

A atuação da PGE para impedir o desconto que as entidades entendem como manobra anti-sindical, começou com um parecer no dia 07 de março, no qual a Procuradoria fundamentou a recomendação para o não desconto na Instrução normativa nº 01, do dia 14 de janeiro de 2013, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), órgão competente para regulamentar o desconto da Contribuição Sindical.

Ocorre, no entanto, que a normativa nº 01 vigorou por pouco tempo e foi revogada pelo próprio Ministério do Trabalho e Emprego após questionamentos das Centrais Sindicais, antes do parecer da PGE.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), diante de tamanho absurdo jurídico, qual seja fazer um parecer com base em uma norma já revogada e sem que tenha havido qualquer outra inovação na legislação, publicou uma nota de repúdio à postura da PGE.

Em 22 de março último, a Procuradoria elaborou um parecer, desta vez, citando a Instrução nº 2 do MTE, que havia sido “esquecida”, mas de forma contraproducente chegou à mesma conclusão anterior; ou seja, novamente recomendando o não desconto, inclusive usando como principais argumentos considerações que fundamentaram a Instrução nº 1 do MTE, já revogada.

Considerando que maio é o último mês para que o desconto possa legalmente ser efetuado, a CUT entrou administrativamente, com um requerimento junto à Procuradoria Geral da PGE, solicitando a revogação do parecer que impede o desconto. Para isso a Central, além de apresentar todos os argumentos citados, juntou cópia de decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia em Mandado de Segurança de 2007, que obrigou o Estado a fazer o desconto da Contribuição Sindical.

Depois de várias reuniões com sindicalistas e advogados, a Procuradoria Geral manteve a posição contrária ao desconto.

Medidas jurídicas já estão sendo preparadas pelas entidades sindicais para que a legislação seja respeitada e essa prática anti-sindical do governo seja anulada. O Presidente da CUT, Itamar Ferreira, acredita que apesar de aumentar as dificuldades dos sindicatos, a manobra da administração estadual não vai conseguir diminuir e muito menos impedir as greves dos servidores.

Além disso, a Central está confiante de que a justiça vá restabelecer a normalidade na situação da Contribuição Sindical, que foi descontada em outros Estados. O próprio Poder Judiciário de Rondônia efetuou o desconto da contribuição sindical dos seus servidores.

Fonte: CUT

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

Deputada Federal Cristiane Lopes reforça compromisso com os produtores rurais do distrito de Rio Pardo em reunião decisiva

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)