Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Para governador, novo centro resgata dívida com pacientes


Gente de Opinião

Governador visita Centro de Reabilitação de Rondônia

A segunda etapa do Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia (Cero) deve ser entregue dentro de 90 dias. A confirmação foi nesta quarta-feira (12), pelo governador Confúcio Moura durante visita à moderna unidade de saúde, na zona Leste de Porto Velho. A nova etapa prevê o investimento de mais de R$ 1,2 milhão em equipamentos.

Confúcio classificou como “um resgate importante de uma dívida que o Estado tinha com a população”, a inauguração do Cero. Esta foi a primeira visita de Confúcio ao Cero, já que o centro foi inaugurado durante a campanha eleitoral e a legislação não permite a participação em entrega de obras.

Por mais de uma hora o governador vistoriou as instalações, conversou com pacientes, servidores e diretores. Iracema José de Carvalho, 73 anos, disse que o novo hospital vai facilitar muito a vida das pessoas que precisam fazer reabilitação. Ela elogiou a iniciativa do governo em oferecer transporte gratuito para os pacientes.

Gente de Opinião

Dona Iracema Carvalho,73, elogia o Cero

Em conversa com o Confúcio Moura, a dona de casa Dejanane Rodrigues disse estar satisfeita com a qualidade dos serviços oferecidos. Além das modernas instalações, ela destacou a facilidade de fazer todos os tratamentos no mesmo local. Ela acompanha a filha de sete anos em reabilitação há quase cinco ano. “Agora estamos no céu”, disse.

A pequena Ana Júlia, de nove anos, ficou feliz ao ver o governador. Sorridente, disse: “olha o Confúcio”, e fez questão de conversar com ele. Ela interrompeu uma sessão de fisioterapia para dizer que gostou muito no novo centro, mas para ela, o mais legal era a “tia” que ajuda em sua recuperação.

Para Amparo Araújo dos Santos, tudo está maravilhoso. Ela também conversou com o governador. Falou sobre a importância do novo hospital e agradeceu o compromisso que a atual administração tem com a melhoria o setor de Saúde. Amparo fez apenas um pedido: que o centro abra mais cedo, algo em torno de 7h. A sugestão foi passada pelo governador ao diretor-geral do Cero, Yargo Alexandre.

Gente de Opinião

Dejanane, mãe de uma criança especial,
agradece Confúcio

 

46 mil atendimentos

Dentro do programa traçado pela direção do Centro de Reabilitação do Estado de Rondônia (Cero), somente o setor de ortopedia deve atingir – assim que todas as fases do projeto estejam funcionando -, mais de 46 mil atendimentos por ano.

Segundo o diretor-geral do Cero, Yargo Alexandre, este número hoje gira em torno de seis mil atendimentos. Ele lembra que a meta inicial do centro é nove mil atendimentos por mês, para todas as especialidades.

Yargo afirma que o objetivo é organizar a assistência à Saúde da pessoa com deficiência auditiva, física, intelectual e visual, buscando a sua atenção e reabilitação clínico-funcional e psicossocial de maneira integral, contribuindo, para a melhoria de suas condições, sua integração social, ampliação das suas potencialidades laborais, e independência nas atividades da vida diária.
 

Gente de Opinião

Sorridente, Ana Júlia se surpreender ao ver o governador

Segundo ele, este modelo assistencial visa assegurar a prestação de serviços em caráter contínuo e eficiente, objetivando o aumento da capacidade de atendimento e a redução da espera do usuário, otimizando fluxo e atendendo as necessidades da população rondoniense no que tange a reabilitação.

Investimento de R$ 6 milhões

O secretário estadual de Saúde Williames Pimentel, que acompanhou o governador durante a visita, reafirmou que a obra foi feita e equipada com recursos do Estado, num total R$ 6 milhões. Ele reafirmou o investimento de R$ 1,2 milhão em equipamentos para a segunda etapa do Cero.

Gente de Opinião

Dona Amparo diz que Cero é uma maravilha


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

Com quase R$ 5 milhões investidos em Alto Paraíso, Cristiane Lopes acompanha reta final da nova UBS

A saúde pública do município de Alto Paraíso está prestes a dar um salto histórico de qualidade. A deputada federal Cristiane Lopes esteve na cidade

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Gente de Opinião Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)