Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Palestra sobre Código Ambiental encerra programação da FEIRON 2009 Internacional



A necessidade de mudança na Legislação Ambiental foi o tema da palestra ministrada pelo deputado Federal Moreira Mendes encerrando na noite de domingo (20) a programação da FEIRON 2009 Internacional – III Feira da Indústria de Rondônia. A palestra, realizada no auditório de Encontro de Negócios contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO, Denis Roberto Baú, entre outros convidados.

Durante a palestra o deputado falou sobre a questão ambiental e o conflito existente entre a Legislação Ambiental e a produção brasileira, referente à produção agropecuária e seus segmentos. “Existe um manifesto conflito de que se a Legislação for aplicada hoje o país simplesmente sucumbe. Deixa de ser um país exportador de alimentos, o segundo maior exportador de alimentos do mundo, para ser importador”, afirmou.

Segundo Mendes existe uma incompreensão por parte das autoridades desta questão ambiental e se avançou muito nesta questão sem que houvesse uma discussão com o setor produtivo. “Isso gerou essa distorção. A nossa idéia, é levantar esta discussão. Para isso apresentamos uma proposta para que seja criado um Código Ambiental Brasileiro, pois o que existe é uma legislação esparsa, complicada, confusa, sem definição de competências e que gera estes conflitos. Nossa idéia é consolidar isso num Código Ambiental, um instrumento legal moderno, com o objetivo de definir quais as responsabilidades da União, dos Estados e dos municípios”.

O deputado ressaltou que Rondônia vive um momento único em sua história e que o Estado não viverá outro igual. “Este grande salto que estamos dando para o desenvolvimento de Rondônia, cuja capital hoje é um canteiro de obras. Temos que tirar proveito positivo disso. Primeiro formando uma nova consciência empresarial para a importância de novas tecnologias, de aprendizado, de melhorias, de qualificação, de parcerias. Este é o momento que temos para consolidar estas oportunidades que estamos tendo com os nossos empresários”.

Para Moreira Mendes “a FEIRON tem sido um indutor de idéias, uma oportunidade de mostrar, principalmente para os nossos como é que os outros trabalham como evoluíram, como cresceram quais as tecnologias que aplicam e quais os conhecimentos que eles tem para que saiamos do campo dos sonhos para realmente buscar este mundo novo que é o da tecnologia”.

Como parlamentar, Moreira Mendes atua como vice - presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, que segundo ele é “uma frente suprapartidária sem conotação de natureza política e que conta atualmente com a participação de 230 deputados federais e cerca de 25 senadores”.

O presidente da FIERO, Denis Baú destacou a presença do deputado durante a Feira assim como a relevância e atualidade do tema de sua palestra que, segundo ele “fechou com chave de ouro a programação da FEIRON 2009 contribuindo para esclarecer pontos chaves sobre a questão do Código Ambiental”, finalizou.

Fonte: Ascom/FIERO

Gente de OpiniãoSábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

Agrotec 2026: Cristiane Lopes destaca mais de R$ 77 milhões em investimentos na agricultura familiar e no agro

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO) participou do lançamento oficial da Feira Agrotec 2026, realizado no Instituto Federal de Rondônia (

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Gente de Opinião Sábado, 28 de março de 2026 | Porto Velho (RO)