Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Padre Ton defende votação de projeto que regulamenta criação de novos municípios


O Movimento Pró-Emancipação dos Distritos de Extrema e Tarilândia reuniu, no domingo, deputados federais e vereadores de Porto Velho para novamente pressionar por uma decisão definitiva acerca da emancipação político-administrativa das duas regiões, vinculadas hoje à Capital e ao município de Jaru, respectivamente.

O deputado federal Padre Ton (PT-RO) disse que irá defender junto à bancada de Rondônia no Congresso Nacional agenda com o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB), para colocar em votação o Projeto de Lei Complementar (PLP 416/2008), que dispõe sobre a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios para regulamentar o artigo 18 da Constituição Federal, que trata da organização político-administrativa dos Estados, estabelecendo que novos municípios são criados por lei estadual em período determinado por lei complementar federal.

“Nós, deputados federais, devemos incentivar o respeito e ser vigilantes quanto ao cumprimento da Constituição Federal. De modo que é preciso, antes de ser criado e instalado um novo município, que essa lei complementar federal seja votada. Do contrário, as Assembleias Legislativas irão criar regras próprias, cada uma a seu modo, em defesa de novos municípios, e isso, como vimos no passado, causou problemas, com regiões que não progrediram porque não tinham condições de ter autonomia”, esclareceu o deputado.

Lembrando que o PLP 416/2008 está pronto para apreciação do plenário, em regime de prioridade, o deputado, membro da Frente Parlamentar de Emancipação de Novos Municípios, defendeu que seja feita uma estratégia de convencimento da Mesa Diretora para que a matéria seja colocada na Ordem do Dia.

Os representantes da comunidade de Extrema enfatizaram, em defesa da emancipação, que a região tem mais de 300 mil cabeças de gado, o que corresponde a mais de 40% do total de rebanho bovino de Porto Velho e o resultado do plebiscito realizado em 2010, que resultou em 170 mil votos a favor da emancipação e apenas 18.853 contra.


Lei estadual

Por força da pressão popular, políticos do Estado, como o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo, aprovaram a lei º 2264, de 17 de março de 2010, criando o município de Extrema, que seria composto pelos distritos de Nova California, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã. Mas a lei, sem o respaldo da lei complementar federal, é considerada inconstitucional.
 

BR-364

O Movimento Pró-Emancipação de Extrema e Tarilândia apresentou um prazo até 30 de julho para que o governador, prefeitos e bancada federal “interfiram positivamente na questão da emancipação”, segundo o coordenador Aparecido Bispo.

“Enquanto não houver instalação do município não iremos aceitar eleições por aqui e buscaremos manifestações radicais para sermos reconhecidos”, declarou Bispo, informando que trechos da BR-364 serão interditados caso as autoridades não atuem pela solução do problema, ganhando o apoio do líder indígena Zezinho Kaxarari: “Pode contar com nosso apoio porque nós somos especialistas em fechar a BR.”

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura

A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

Alex Redano comemora importante conquista da Assembleia Legislativa em benefício dos moradores do Soldado da Borracha

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)