Sexta-feira, 11 de janeiro de 2013 - 16h47
Trata-se de um fenômeno natural característico do rio Madeira, devido à agressividade de suas correntezas. No inverno amazônico, o volume de água do rio Madeira chega a triplicar em relação ao período de verão. Segundo o diretor de operação e fiscalização do Porto Francisco Altamiro, dependendo do fluxo de madeira, esta operação tem que ser feita rotineiramente.
“Com a correnteza forte, o volume de madeira fica acumulado no cais flutuante, principalmente nos primeiros meses do ano. Esse volume é prejudicial à estrutura do cais flutuante, comprometendo diretamente as amarras de sustentabilidade do mesmo. Além disso, compromete toda a segurança das operações portuárias concernentes a atracação das balsas”, explicou Francisco Altamiro.
De acordo com Marcos Reis, técnico operacional da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), a estrutura do cais é como um grande navio que pode furar e amassar, além de forçar os pinos de sustentação do flap que liga a ponte ao cais flutuante, por isso a importância da operação. Um barco foi usado para puxar as madeiras do cais e empurrá-lo para o curso do rio. “É um modo de manter o equilíbrio ambiental”, explica.
“A Operação Paliteiro foi realizada em parceria da Soph com o consórcio Santo Antônio Energia”, explica o diretor-presidente Ricardo Sá.
Fonte: Decom
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)