Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Operação Apocalipse: Nota do PT sobre Cláudio Carvalho


Cláudio comprovou que funcionária acusada está na ALE desde 2010, pediu afastamento do cargo de vice presidente do PT e solicitou Comissão de Ética

A Coordenação Estadual da Tendência Interna do Partido dos Trabalhadores Movimento PT vem pelo presente dirigir-se à militância do PT em Rondônia, a fim de informar e incentivar o debate a respeito dos fatos que constituíram a Operação Apocalipse, da Polícia Civil de Rondônia.

A Operação Apocalipse

Registre-se que, embora as investigações que deram origem à Operação Apocalipse, em curso desde 2011, tenham sido iniciadas com o objetivo de apurar a existência de uma organização criminosa responsável pela prática de tráfico de entorpecentes, estelionatos e outros crimes, não há em relação ao Deputado Cláudio Carvalho qualquer acusação de envolvimento co o tráfico de entorpecentes ou mesmo de estelionatos.

Nomeação de servidora apontada como envolvida com a organização criminosa

O nome do companheiro Cláudio Carvalho, somente passou a ser objeto das investigações no mês de maio/2013 em face da nomeação(Ato nº 0516/2013-SRH/P/ALE, publicado no Diário da ALE-RO em 18 de março de 2013), para a Comissão Permanente de Organização Administrativa, da servidora ANDREIA ARGEMIRO DE MACEDO BRAGA.

Segundo inquérito instaurado pela Polícia Civil a referida servidora faria parte ou era utilizada pela organização criminosa.

Julgamos importante destacar que a referida servidora comissionada já fazia parte dos quadros da Assembléia Legislativa, muito antes da posse do deputado Cláudio Carvalho, tendo, inclusive, sido nomeada (Ato nº 0935/2010-DRH/MD/ALE, publicado no Diário da ALE-RO de 27 de maio de 2010), na Comissão de Defesa do Consumidor.

A referida servidora que, a época da nomeação para a Comissão presidida pelo Companheiro Cláudio Carvalho (março de 2013), comprovou não responder a qualquer ação criminal ou mesmo inquérito policial, ou procedimento administrativo, prestava serviços diretamente à Comissão Permanente de Organização Administrativa, da qual Cláudio Carvalho é presidente. Sendo que a mesma nunca desenvolveu nenhuma atividade no Gabinete do Deputado.

O afastamento

Não restou comprovada em nenhum momento que a atuação parlamentar do companheiro Cláudio Carvalho influenciasse negativamente nas investigações.

Infelizmente, parece-nos que o fator preponderante para o pedido de afastamento foi a dura e coerente oposição do deputado às práticas do Governo do Estado de Rondônia.

Em que pese o respeito que todas as instituições democráticas merecem também de nossa parte, no que diz respeito ao afastamento temporário do Deputado Cláudio Carvalho das atividades legislativas, unimo-nos ao entendimento esposado pelo Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio do Procurador Ivo Scherer segundo o qual o caminho escolhido pela operação Apocalipse “É uma devassa na vida privada dos desafetos políticos. O objetivo é a destruição política”.

Preocupação com a imagem do partido dos Trabalhadores

O companheiro Cláudio Carvalho, apesar do turbilhão que passou a viver em sua vida política e privada, não deixou de honrar sua história de luta e defesa do Partido dos Trabalhadores, de seus fundamentos e princípio e deu demonstração clara e inquestionável de seu compromisso com o PT e a militância. Adotou postura pró-ativa e já no dia em que a operação foi desencadeada requereu, a fim de preservar o partido, seu afastamento da condição de vice-presidente estadual.

E mais, semana passada, voltou a colocar-se a disposição do partido e tomou a iniciativa de, ele mesmo, requerer a instauração de procedimento interno perante a Comissão de Ética Estadual.

Por tudo isto, confiantes na justiça e firme convicção de que o companheiro Cláudio Carvalho demonstrará cabalmente sua inocência e continuará firme em sua trajetória política, a Movimento PT reafirma sua confiança no companheiro Cláudio Carvalho e conclama todas as forças internas e militância do Partido dos Trabalhadores a, de cabeça erguida, efetivamente e conforme decisão do Diretório Estadual, posicionarem-se na oposição ao Governo estadual e a defender as lutas, a história do PT, e o trabalho em prol de Porto Velho, de Rondônia e do Brasil.

Porto Velho 01 de agosto de 2013.

COORDENAÇÃO ESTADUAL MOVIMENTO PT

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece a agricultura em RO com o Projeto Terra Fértil e entrega veículos para ampliar atendimento aos produtores rurais

Cristiane Lopes fortalece a agricultura em RO com o Projeto Terra Fértil e entrega veículos para ampliar atendimento aos produtores rurais

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) segue consolidando seu mandato com ações efetivas para o fortalecimento da agricultura em Rondônia e, c

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

Euma Tourinho se filia ao Podemos e se consolida como pré-candidata a deputada federal por Rondônia

A ex-magistrada Euma Tourinho oficializou sua filiação ao Podemos, reforçando sua atuação política em Rondônia e consolidando seu nome como pré-cand

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

Jaime Gazola se filia ao Podemos e mira vaga na Câmara Federal por Rondônia

O atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Jaime Gazola, oficializou sua filiação ao Podemos em um momento marcado por avanços na área da

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

Deputado Ribeiro do Sinpol apresenta indicação para concessão de desconto no IPVA a doadores de sangue

O campo virou sala de aula. E daquelas vivas, com cheiro de terra e cacau. O Sebrae em Rondônia realizou, na última sexta-feira (27), o Dia de Campo

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)