Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB propõe esforço conjunto para debelar onda de violência



A banalização da violência é um fenômeno perigoso, exige posicionamento firme das autoridades, mas, acima de tudo, precisa de uma nova postura de cada cidadão para que tenhamos uma cultura de paz. Com as estatísticas que se tem hoje, com as pessoas se matando por motivos fúteis e banais, de nada vai adiantar o Governo fazer pesados investimentos que não vai minorar o quadro. As considerações são do presidente da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Hélio Vieira, preocupado com a crescente onda de assassinato que se verifica em Porto Velho e nos municípios.

“A cada final de semana tem-se um verdadeiro banho de sangue em todo o Estado e, muitas vezes, esses crimes acontecem em ambientes domésticos, onde não há disputa entre criminosos. Isso denota que as pessoas estão preferindo resolver eventuais diferenças com violência ao invés de priorizar o diálogo e o entendimento”, observa o advogado. Ele lamenta esse quadro, acrescentando que infelizmente a onda de violência parece está virando epidemia, atingindo a todos os recantos do Brasil.

É necessário, segundo o presidente da OAB Rondônia, a união de todos os segmentos da sociedade para um amplo debate sobre os fatores que vêm fomentando tanta violência. “Penso que um trabalho conjunto do Governo (em todos os níveis), das igrejas, das escolas e de instituições como a OAB pode encontrar uma forma de debelar esse quadro. O que não podemos é continuar vivendo em meio a tanto violência e, aos poucos, ir se acostumando com isso, numa perigosa letargia que poderá descambar para uma brutalidade ainda maior que a que vemos hoje”, reitera Hélio Vieira.


OAB faz sua parte

O presidente da OAB Rondônia suspeita que uma parte do problema da violência esteja ligada à ausência de uma educação sólida, que realce os valores cristãos e humanos. Nesse sentido, segundo o dirigente da advocacia rondoniense, as escolas e as igrejas podem desempenhar papéis relevantes, porque essas instituições estão muito mais próximas do problema.

Uma das ações que podem contribuir para a formação de uma nova mentalidade, sobretudo na juventude, é a realização de palestras sobre noções de direito e cidadania que a OAB vem fazendo em todo o Estado. “Somente em 2008, as equipes de advogados designados pela OAB abordaram cerca de 40 mil estudantes em todo o Estado. Nessas palestras, falamos dos direitos e das obrigações de cada um, das ações de cidadania, voto consciente e o que cada um de nós devemos fazer para evitar a violência”, relata o presidente da OAB Rondônia.

Fonte: Ascom/OAB-RO

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

Alero aprova transação tributária e garante repasse de recursos para municípios rondonienses

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, em sessão extraordinária realizada na segunda-feira (26), o Projeto de Lei 1243/2025 enviado

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Deputado Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou indicação ao governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) solicitando a

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Gente de Opinião Quarta-feira, 28 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)