Sexta-feira, 20 de maio de 2011 - 11h11
A Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelo presidente da Escola Superior da Advocacia - ESA, advogado Irineu Vicente, participou, na última quinta-feira (19), do painel Rondônia Contra a Corrupção afirmando seu repúdio contra atos desonestos e alertando a população para conhecer e discutir mais sobre temas relevantes com este.
O evento promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública e pelo Comitê Rondônia Contra a Corrupção (CERCCO), no Teatro Banzeiros, nos dias 18, 19 e 20, teve como tema “O Combate à Corrupção na Visão da Sociedade” e contou também com a participação de Raimundo Nonato Soares, presidente do Conselho Estadual de Saúde, José Roberto de Jesus, presidente do Observatório Social de Rolim de Moura e o mediador do debate Afonso Tomal Junior, Delegado da Receita Federal em Rondônia.
Durante sua exposição, o advogado Irineu Vicente, destacou os principais eventos da Seccional Rondônia no combate à corrupção e elogiou o conteúdo do painel. “A OAB tem trabalhado muito para combater a corrupção, e uma das principais batalhas é a Lei do Ficha Limpa, estamos lutando para que seja reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal e comece a mudar o quadro político em que estamos. Eventos como este são importantes para chamar a população para conhecer, discutir e cobrar das autoridades a participação nas decisões de interesse público”.
Os principais pontos abordados pelo presidente da Escola Superior Advocacia em sua palestra foram quanto às questões sócio-econômicas e falta de informação da sociedade, fatores que, segundo sua visão, favorecem à prática da corrupção. “Geralmente a população humilde e sem o básico de instrução acreditam que é vantagem vender o voto, desta forma, os políticos compradores, entendem que como pagaram para serem eleitos não precisam ter compromisso e nem prestar satisfações ao povo que o elegeu”, reiterou.
Dentre outras participações decisivas da Seccional enfatizadas pelo advogado, como, a votação do Novo Código Florestal, os Direitos Humanos, noções de cidadania para a sociedade, a mais questionada foi a exigência do Exame de Ordem para o exercício da advocacia, tema causador de polêmicas, principalmente entre acadêmicos de Direito. “Devido o número exorbitante de cursos de Direito no país, que formam centenas de bacharéis todos os anos, o Exame é uma forma de colocar em exercício os profissionais capacitados para a profissão”, afirma Irineu Vicente.
No último dia do evento - nesta sexta (20) - haverá a assinatura e divulgação da Carta do Povo de Rondônia Contra a Corrupção, documento no qual as principais autoridades do Estado e dos municípios assumirão uma série de compromissos com a finalidade de evitar e reprimir a corrupção.
Fonte: OAB
Escola do Legislativo leva projeto Acelero Enem a Vilhena e Rolim de Moura
A Escola do Legislativo (Elero) realizará o Projeto Acelero Enem nos municípios de Vilhena e Rolim de Moura, atendendo solicitação do presidente da
Projeto de Cristiane Lopes que reforça combate a fraudes no INSS é aprovado
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1846/2025, de autoria da deputada federal Cristiane Lopes (União-RO), em conjunto ao PL
Alero inaugura Procuradoria da Mulher para proteger direitos e fomentar igualdade de gênero em RO
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) inaugurou, nesta quarta-feira (10), a Procuradoria Especial da Mulher (PEM). A solenidade ocorreu no
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na noite desta terça-feira (9), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que suspende os efeito