Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

OAB e TRT treinam para implantação do processo virtual


 
O treinamento rápido promovido pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 14ª Região) para implantação do processo virtual na Justiça do Trabalho superou as expectativas. A avaliação é do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ao avaliar como positiva a participação dos advogados trabalhistas e dos servidores do TRT que estarão envolvidos na implantação do sistema.

Com a perspectiva de iniciar ainda esse mês o recebimento de petições e outros atos processuais via internet, nas 7ª e 8ª Varas do Trabalho, a presidente do TRT, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima explicou que após essa fase embrionária será implantado no âmbito do tribunal o Sistema Único de Acompanhamento Processual. “É a digitalização do processo na Justiça Trabalhista se tornando realidade”, disse a juíza no discurso de abertura do evento, que reuniu cerca de 150 advogados e servidores da Justiça do Trabalho no auditório da OAB Rondônia.

Para o jovem advogado Jonathas Rondon Júnior, o treinamento foi esclarecedor, “mas espero que tenhamos oportunidade de saber mais sobre a parte prática do funcionamento desse novo sistema”, disse Júnior, considerando um avanço importante a virtualização do processo na Justiça do Trabalho. Quem também considerou positivos os esclarecimentos sobre a implantação do processo eletrônico foi o presidente da Associação Rondoniense dos Advogados Trabalhistas (Aronat), Luiz Zildemar Soares.

O treinamento ocorreu na tarde da última sexta-feira e teve discurso do presidente da OAB, Hélio Vieira e da presidente do TRT, Maria Cesarineide, e contou com a participação dos desembargadores Carlos Lobo, Vulmar Coelho, Elana Leiva de Farias e Socorro Miranda. A presidente do TRT lembrou que é apenas o primeiro passo para a implantação do sistema de processo eletrônico em toda a Justiça do Trabalho da 14ª Região.

Entre os pontos positivos elencados pelos expositores foi a elasticidade dos prazos, a economia de papel e o favorecimento da implantação de novas tecnologias. Com a implantação do processo eletrônico, o advogado poderá protocolar feito processual até à meia noite do último dia do prazo, quando pelo sistema atual ele só pode fazer até às 18 horas, horário em que se encerra o expediente no Tribunal.

Antes de encerrar o presidente da OAB lembrou que na medida em que avançar a implantação do novo sistema haverá novos treinamentos para os advogados. “O objetivo da Ordem é preparar os advogados para acompanhar esses avanços tecnológicos que entendemos como salutar para uma melhor prestação jurisdicional”, enfatizou.

Já a presidente do TRT manifestou seu agradecimento pela participação dos servidores e juizes do tribunal e reafirmou a importância da parceria com a OAB.

Fonte: OAB-RO / Carlos Araújo – MTb 162-RO / Beatriz Gianotti – MTb 922-RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)