Segunda-feira, 23 de março de 2009 - 14h11
O treinamento rápido promovido pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT da 14ª Região) para implantação do processo virtual na Justiça do Trabalho superou as expectativas. A avaliação é do presidente da OAB Rondônia, advogado Hélio Vieira, ao avaliar como positiva a participação dos advogados trabalhistas e dos servidores do TRT que estarão envolvidos na implantação do sistema.
Com a perspectiva de iniciar ainda esse mês o recebimento de petições e outros atos processuais via internet, nas 7ª e 8ª Varas do Trabalho, a presidente do TRT, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima explicou que após essa fase embrionária será implantado no âmbito do tribunal o Sistema Único de Acompanhamento Processual. É a digitalização do processo na Justiça Trabalhista se tornando realidade, disse a juíza no discurso de abertura do evento, que reuniu cerca de 150 advogados e servidores da Justiça do Trabalho no auditório da OAB Rondônia.
Para o jovem advogado Jonathas Rondon Júnior, o treinamento foi esclarecedor, mas espero que tenhamos oportunidade de saber mais sobre a parte prática do funcionamento desse novo sistema, disse Júnior, considerando um avanço importante a virtualização do processo na Justiça do Trabalho. Quem também considerou positivos os esclarecimentos sobre a implantação do processo eletrônico foi o presidente da Associação Rondoniense dos Advogados Trabalhistas (Aronat), Luiz Zildemar Soares.
O treinamento ocorreu na tarde da última sexta-feira e teve discurso do presidente da OAB, Hélio Vieira e da presidente do TRT, Maria Cesarineide, e contou com a participação dos desembargadores Carlos Lobo, Vulmar Coelho, Elana Leiva de Farias e Socorro Miranda. A presidente do TRT lembrou que é apenas o primeiro passo para a implantação do sistema de processo eletrônico em toda a Justiça do Trabalho da 14ª Região.
Entre os pontos positivos elencados pelos expositores foi a elasticidade dos prazos, a economia de papel e o favorecimento da implantação de novas tecnologias. Com a implantação do processo eletrônico, o advogado poderá protocolar feito processual até à meia noite do último dia do prazo, quando pelo sistema atual ele só pode fazer até às 18 horas, horário em que se encerra o expediente no Tribunal.
Antes de encerrar o presidente da OAB lembrou que na medida em que avançar a implantação do novo sistema haverá novos treinamentos para os advogados. O objetivo da Ordem é preparar os advogados para acompanhar esses avanços tecnológicos que entendemos como salutar para uma melhor prestação jurisdicional, enfatizou.
Já a presidente do TRT manifestou seu agradecimento pela participação dos servidores e juizes do tribunal e reafirmou a importância da parceria com a OAB.
Fonte: OAB-RO / Carlos Araújo MTb 162-RO / Beatriz Gianotti MTb 922-RO
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Os deputados federais Sílvia Cristina e Maurício Carvalho, se reuniram nesta segunda-feira (2) em Porto Velho, para discutir o fortalecimento da fed

Cirone diz que Cacoal terá uma rodoviária bonita e aconchegante
O deputado estadual Cirone Deiró disse, nesta segunda-feira (02), que a construção da nova rodoviária de Cacoal está tendo continuidade e que a obra

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim
O deputado estadual Ribeiro do Sinpol (PP) anunciou que a Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim será contemplada com uma reforma completa, com
Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)