Segunda-feira, 15 de junho de 2009 - 16h53
Amanda Cieglinski
Agência Brasil
Brasília - No primeiro dia de inscrição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 107 mil estudantes se habilitaram a fazer a prova. O número foi registrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h, quando foram abertas as inscrições, até às 16h45 de hoje (15).
Em 2009, o exame servirá como forma de ingresso para pelo menos 37 das 55 universidades federais. O processo de inscrição será feito exclusivamente pela internet até as 23h59 do dia 17 de julho. Segundo o Inep, a expectativa é chegar a sete milhões de participantes. Na edição 2008, quatro milhões de estudantes se inscreveram para o exame.
São Paulo foi estado que registrou até agora o maior número de inscritos (23 mil), seguido da Bahia (11 mil), de Minas Gerais (nove mil), do Rio de Janeiro (oito mil) e de Pernambuco (sete mil).
Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária.
Além de passaporte para ingresso em universidades federais, a partir deste ano o Enem também vai valer para a certificação de conclusão do ensino médio. Para os alunos que estão fora da rede, o Enem vai substituir o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), cujo objetivo era avaliar as competências básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada.
O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. Mais informações no site do Inep.
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)