Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Núcleo de Proteção atende em média três ocorrências por dia de maus-tratos contra animais em Porto Velho


Gente de Opinião

Relatos de mau-tratos contra cães são mais comuns

Em uma semana de funcionamento, o Núcleo de Proteção aos Animais, inaugurado no último dia 11 pela Polícia Civil do Estado de Rondônia, em cumprimento à Lei 9.605/98, que em seu artigo 32 trata da punição contra os maus-tratos, tem atendido diariamente a uma média de duas a três ocorrências pelo Disque Denúncia 197, a maioria com relatos de agressões contra cães. Foi o que informou nesta terça-feira (17), o delegado-geral Eliseu Muller, explicando que a denúncia feita por telefone é encaminhada pelo Serviço de Inteligência ao núcleo instalado na Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DERCCMA), que funciona no prédio do antigo 8º Distrito Policial (DP), na zona Leste de Porto Velho.

De acordo com o delegado, constatado o crime pela equipe policial, é feito o termo circunstanciado para ser apresentado ao Juizado Especial Criminal, responsável pelos crimes de menor potencial ofensivo, a quem compete estipular a penalidade, que pode ser detenção de três meses a um ano, e multa, enquanto o animal é encaminhado a uma entidade de proteção, como a Associações Voluntário Animal, Amigos de Pata e Socorristas Animais, mas, se ferido, é levado antes ao exame pericial. No caso de morte do animal, a punição aumenta de um 1/6 a um 1/3 e multa.

“Trata-se de uma política de Estado que visa coibir os maus-tratos aos animais, fazendo com que os praticantes deste crime respondam rigorosamente por seus atos, e se conscientizem que é para dar amor e carinho aos animais”, disse Muller, adiantando que o núcleo conta com a parceria da sociedade civil organizada e dos Ministérios Públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF-RO). Ele ainda ressaltou que a denúncia pode ser feita de forma sigilosa e anônima

Pelo artigo 32 da Lei 9.605/98, praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, a pena consiste em detenção de três meses a um ano, e multa. O inciso primeiro adverte que incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos. Já o inciso segundo diz que a pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

O delegado-geral observou, que além de atender à lei, a criação do núcleo foi uma necessidade constatada a partir do crescente número de animais maltratados ou abandonados na capital.

Além do 197, denúncias podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] ou pelo Whatsapp (69) 9 8418 7820.


Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Ismael Crispin leva mais mobilidade e qualidade de vida para idosos de Seringueiras

Os idosos de Seringueiras passaram a contar com mais conforto, segurança e acessibilidade para participar das atividades do grupo “Acordar para Vive

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

Associação rural de Machadinho do Oeste reforça produção com implementos agrícolas destinados pelo deputado Pedro Fernandes

A Associação dos Produtores Rurais Estrela Azul (ASPROEZA), localizada em Machadinho do Oeste, recebeu novos implementos agrícolas adquiridos por me

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

Após gestão de Cristiane Lopes, Porto Velho conquista reconhecimento federal da Situação de Emergência e amplia apoio às famílias afetadas pelas cheias

A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos) reforçou junto ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o pedido de reconhecimento fed

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

Alero discute atualização do zoneamento socioeconômico-ecológico

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (18), audiência pública para debater a atualização do Zoneamento Socioeconômi

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)