Sexta-feira, 3 de julho de 2009 - 13h10
São quatro novos fóruns em construção; reformas, ampliações e adequação dos prédios para ampliar o atendimento aos cidadãos que recorrem à Justiça e dar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores do Poder Judiciário. As obras em andamento em dezenas de unidades do Tribunal de Justiça em todo o Estado são resposta ao crescimento do Estado e da demanda de processos para solução judicial.
A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, afirmou que as obras fazem parte do planejamento estratégico do TJRO, e tem o objetivo de oferecer instalações confortáveis e funcionais para o atendimento do público.
O Setor de Engenharia do TJRO, responsável pelas obras, utilizou o modelo inovador de projetos modulares, nos quais, o formato de cada vara é padrão, servindo com célula tronco de todo conjunto do prédio. Essas modulações permitem segurança aos servidores, bem como ao público, pois são espaços com áreas de circulação restrita.
Segurança
Em Ariquemes, por exemplo, o novo prédio terá aproximadamente 6,4 mil metros quadrados de construção, com área de segurança exclusiva para servidores, com controle de acesso em todo o prédio, estacionamento para funcionários, para o público, além de lanchonete com atendimento externo e interno, ao mesmo tempo. Segundo o engenheiro Heverton Luiz, chefe do Setor, a preocupação com a segurança é uma determinação da administração do Tribunal para evitar fatos como o ocorrido em 2007, quando um homem armado invadiu o Fórum daquele município.
Concebido de forma semelhante ao de Ariquemes, o Fórum de Jaru terá 4,8 mil metros quadrados de área construída. Já nos Fóruns de São Francisco do Guaporé e Alta Floresta do Oeste, são utilizadas as mesmas características construtivas, embora sejam um pouco menores, cerca de mil metros quadrados de área.
Licitação
Para esses dois Fóruns, menores, a previsão de término da obra é ainda para este ano. Já os dois primeiros, têm previsão para maio (Ariquemes) e julho (Jaru). O Tribunal reforma ainda diversas unidades da capital e interior. A construção do novo Fórum de Cacoal também está em fase de licitação e deve começar no ano que vem.
Fonte: Ascom
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O ano de 2025 foi marcado por uma atuação constante da deputada federal Cristiane Lopes em defesa dos interesses de Rondônia. Ao longo do ano, a par

Em Porto Velho, a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou da cerimônia de certificação das alunas do Projeto PCD+ Mães Atípica

Com emenda de R$ 6 milhões, deputado Alex Redano garante Implanons e medicamentos para Ariquemes
A saúde pública de Ariquemes foi fortalecida com a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 6 milhões, proposta pelo deputado estadual Al

Assembleia aprova lei que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para consumo alimentar
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou o Projeto de Lei 1197/25, de autoria do deputado Ismael Crispin (PP), subscrito pelo presidente
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)