Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Novos fóruns ampliam atendimento da Justiça


 

São quatro novos fóruns em construção; reformas, ampliações e adequação dos prédios para ampliar o atendimento aos cidadãos que recorrem à Justiça e dar melhores condições de trabalho a magistrados e servidores do Poder Judiciário. As obras em andamento em dezenas de unidades do Tribunal de Justiça em todo o Estado são resposta ao crescimento do Estado e da demanda de processos para solução judicial.

A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, afirmou que as obras fazem parte do planejamento estratégico do TJRO, e tem o objetivo de oferecer instalações confortáveis e funcionais para o atendimento do público.

O Setor de Engenharia do TJRO, responsável pelas obras, utilizou o modelo inovador de projetos modulares, nos quais, o formato de cada vara é padrão, servindo com célula tronco de todo conjunto do prédio. Essas modulações permitem segurança aos servidores, bem como ao público, pois são espaços com áreas de circulação restrita.



Segurança


Em Ariquemes, por exemplo, o novo prédio terá aproximadamente 6,4 mil metros quadrados de construção, com área de segurança exclusiva para servidores, com controle de acesso em todo o prédio, estacionamento para funcionários, para o público, além de lanchonete com atendimento externo e interno, ao mesmo tempo. Segundo o engenheiro Heverton Luiz, chefe do Setor, a preocupação com a segurança é uma determinação da administração do Tribunal para evitar fatos como o ocorrido em 2007, quando um homem armado invadiu o Fórum daquele município.

Concebido de forma semelhante ao de Ariquemes, o Fórum de Jaru terá 4,8 mil metros quadrados de área construída. Já nos Fóruns de São Francisco do Guaporé e Alta Floresta do Oeste, são utilizadas as mesmas características construtivas, embora sejam um pouco menores, cerca de mil metros quadrados de área.



Licitação

Para esses dois Fóruns, menores, a previsão de término da obra é ainda para este ano. Já os dois primeiros, têm previsão para maio (Ariquemes) e julho (Jaru). O Tribunal reforma ainda diversas unidades da capital e interior. A construção do novo Fórum de Cacoal também está em fase de licitação e deve começar no ano que vem.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

Presidente Raniery Coêlho é condecorado com Medalha do Mérito Legislativo

O Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio e Vice-Presidente da CNC, Ranier Araújo Coêlho, recebeu na tarde de segunda-feira

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

Deputada Cristiane Lopes destina R$ 100 mil à AMA-RO e reforça apoio às famílias atípicas

O recurso já está disponível na conta da entidade e será utilizado para custear profissionais especializados e ampliar os atendimentos às famílias a

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Mutirão emergencial de RG no Morar Melhor II é solicitado por Cláudia de Jesus

Para evitar que a falta de documentação impeça famílias de acessar suas novas moradias, a deputada Cláudia de Jesus (PT) pediu à Secretaria de Estado

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

Deputada Cristiane Lopes vota SIM à urgência do PL da Anistia

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (17), o regime de urgência para o PL 2162/2023, que concede anistia aos participantes das manifes

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)