Segunda-feira, 1 de junho de 2009 - 16h41
Relatório do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), aperfeiçoando o projeto de lei que cria o novo salário mínimo de cirurgiões-dentistas e médicos, é aprovado por unanimidade na última quarta. Matéria agora será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
![]() |
| Deputado Mauro com cirurgiões-dentista de Rondônia |
Foi aprovado por unanimidade na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 3.734/2008, que altera para R$ 7 mil o salário mínimo profissional de cirurgiões-dentistas e médicos. Agora, o projeto vai para a Comissão de Constituição e Justiça, última instância antes da votação final, em Plenário.
O PL 3.734, de autoria do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), prevê mudanças na lei 3.999, de 1961. Segundo esta lei, o salário mínimo dos médicos deveria ser três vezes o salário mínimo em vigor no país, o que, nos dias de hoje, corresponderia a um salário de R$ 1.245,00. O texto sugere que seja modificada a redação da lei que estabelece o cumprimento de 2h a 4h diárias, passando a estabelecer o período de 20h semanais, como já consagrado hoje pelos médicos.
Substitutivo
O relatório aprovado, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), propõe algumas alterações. De acordo com o projeto original, o reajuste seria baseado no salário mínimo. Agora, com as alterações de Nazif, o reajuste terá como base o INPC.
Logo após a votação, o relator, que esteve em abril no aniversário de 45 anos dos Conselhos de Odontologia, foi cumprimentado pelo tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Lester Pontes de Menezes, que é de Rondônia, mesmo estado do parlamentar.
CFO e CFM juntos
Para o tesoureiro do CFO Lester Menezes o avanço deste projeto na Câmara é uma conquista a ser partilhada entre médicos e cirurgiões-dentistas. “Esta aprovação unânime prova que o projeto é um pleito de toda a sociedade, que valoriza estas duas profissões de saúde. Mas boa parte deste êxito cabe também ao trabalho conjunto desenvolvido pela Odontologia e a Medicina, especialmente ao diálogo que seus respectivos Conselhos Federais vêm mantendo em torno do tema”, completou Lester de Menezes.
Fonte: Lenilson Guedes
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Alero recebe autoridades internacionais para debater integração regional e desenvolvimento econômico
A Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (Alero) recebeu, na última quinta-feira (5), autoridades da Bolívia, do Chile e do Peru, além de re

Não é perdão de dívidas: entenda o projeto de transação tributária aprovado pela Alero
A aprovação do Projeto de Lei (PL) 1243/25 para transação resolutiva de litígios tributários e não tributários, ou transação tributária, causou um

Alero discute proposta para indenização e direito à propriedade na Estação Soldado da Borracha
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) recebe, nesta quinta-feira (5), representantes da Estação Ecológica Soldado da Borracha e do governo do

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa
Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid
Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)