Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nova sede da Assembleia Legislativa estará pronta em 2016


Nova sede da Assembleia Legislativa estará pronta em 2016  - Gente de Opinião

A nova sede da Assembleia Legislativa estará pronta em 2016. Essa foi a garantia dada pelos construtores aos deputados estaduais e diretores da Casa, durante visita ao canteiro de obras, na tarde de ontem, quarta-feira (14).

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), conduziu a visita, percorrendo desde os estacionamentos, às obras do novo plenário, auditório, setores administrativos e as áreas destinadas aos gabinetes parlamentares.

“Será um prédio amplo, moderno e com 100% de acessibilidade garantida, além de estacionamento para os servidores, parlamentares e os visitantes. Estamos vistoriando as obras, que deverão ficar prontas em 2016”, disse Maurão.


Nova sede da Assembleia Legislativa estará pronta em 2016  - Gente de Opinião
 

Os deputados Hermínio Coelho (PSD), Léo Moraes (PTB), Aélcio da TV (PP), Cleiton Roque (PSB), Lazinho da Fetagro (PT), Jean Oliveira (PSDB), Alex Redano (SD) e Laerte Gomes (PEN) visitaram as obras e manifestaram satisfação com o projeto.

“Uma obra importante, para que os servidores, parlamentares e a população tenham um espaço digno. Será um marco para o Parlamento Estadual”, observou Lazinho.

Servidor de carreira da Assembleia há 30 anos, o secretário Legislativo Carlos Manvailler se mostrou entusiasmado com o andamento da obra e a qualidade dos serviços. “O prédio é amplo, com uma estrutura magnífica, que vai abrigar com conforto e segurança a nós servidores e aos cidadãos”, destacou.

O diretor de informática da Assembleia, Jamilton Costa, disse que a construção atende às necessidades logísticas da Casa. “Teremos um sistema moderno e que vai dar agilidade e segurança nas ações da Assembleia”, completou.


Assista entrevista do Presidente da ALE, Maurão de Carvalho,
concedida ao jornalista Léo Ladeia no programa Tempo Real do SIC TV

70% concluída

A nova sede conta com dois blocos, sendo um de cinco pavimentos - abrigando todos os setores administrativos e de apoio - e outro de 15 pavimentos, mais um subsolo, além de estacionamento privativo para os parlamentares e outros dois pavimentos de estacionamento, com cerca de 270 vagas cada.

Serão 11 pavimentos destinados aos gabinetes parlamentares, sendo três por andar, com um pavimento destinado à Presidência. “Estamos com cerca de 70% das obras concluídas e a previsão é de que sejam entregues no próximo ano”, completou o engenheiro da Assembleia, Rodrigo Assis.

Todo o prédio contará com sistema de climatização, redes de dados, acessibilidade e amplo espaço ao público. “A galeria contará com 500 lugares para o cidadão acompanhar as sessões. Há ainda um auditório para mil pessoas, onde serão realizadas audiências públicas, por exemplo,” completou o presidente.

Palácio Madeira-Mamoré

A nova sede da Assembleia vai se chamar “Palácio Madeira-Mamoré”, numa homenagem à lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, marco histórico de Rondônia, por iniciativa do presidente Maurão de Carvalho, já aprovada em plenário.

Fonte: Eranildo Costa Luna                             

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)