Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

NOTA OFICIAL - SEJUS


 

 

Em relação à Interdição Parcial da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva em Porto Velho, decretada pela 1ª Vara de Execuções e Contravenção Penal da Comarca da Capital, o Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), vem informar o que segue.

 

A gestão penitenciária adotada pela atual administração tem resultado na crescente melhoria do Sistema Prisional, em todos os seus aspectos, em especial a drástica diminuição das ocorrências de mortes violentas, motins ou rebeliões nos últimos cinco anos. Este quadro é visível ao se observar o ano de 2008, o qual findou sem nenhum sinistro de grandes proporções nas Unidades Prisionais da capital. É certo que esta nova realidade conta também com a primordial parceria de vários órgãos e poderes, dentre eles o Judiciário e o Departamento Penitenciário Federal.

 

Reafirmando a sua posição responsável, independentemente desta decisão judicial, o Estado de Rondônia continuará adotando todas as medidas que forem necessárias e legais para garantir a integridade física e moral dos reeducandos.

 

Para tanto, até que cesse a Interdição, os novos detentos serão encaminhados ao novo Centro de Detenção Provisória, conhecido como Presídio de Médio Porte. No dia 20/12/2008, o mesmo recebeu os primeiros 100 (cem) reeducandos vindos da própria Casa de Detenção. As Penitenciárias Edvan Mariano Rosendo e Ênio Pinheiro também estão aptas a receberem presos do regime fechado.

 

Vale salientar, que o problema da superlotação na Casa de Detenção da Capital tem sido objeto de esforços hercúleos por parte do Estado para a sua plena resolução. Fruto desse trabalho foi a visita recente do governador Ivo Cassol ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, ocasião em que o governador conseguiu pessoalmente os recursos necessários para criação de mais vagas no Sistema Penitenciário. Rondônia receberá ainda em janeiro cerca de R$ 30 milhões para as obras de duas penitenciárias em Porto Velho, que vão gerar cerca de 900 vagas.

 

Trata-se de uma Penitenciária de 470 vagas (15 milhões do Fundo Penitenciário Nacional), com contrapartida de 10% do Estado, e outra Unidade de 421 vagas para jovens e adultos de 18 a 24 anos, oriunda do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Esta última custará R$ 14.850.000,00, com 1% de contrapartida estadual.

 

Ainda na Capital, as mulheres terão também em breve uma Unidade Prisional totalmente nova, a qual já está em processo de construção, criando de imediato 100 vagas, podendo ser ampliada futuramente.

 

Estes esforços outrora relatados demonstram a vontade deste Governo em honrar o seu compromisso de trabalhar e zelar pelos preceitos da Lei de Execuções Penais e dos Direitos Humanos.

 

 

 

 

GILVAN CORDEIRO FERRO

Secretário de Estado de Justiça de Rondônia

 

 

GABRIEL DE MORAES CORREA TOMASETE

Secretário Adjunto de Estado de Justiça de Rondônia

 

 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Comitê Gestor discute primeira revisão do PPA com setores da Assembleia Legislativa

Nesta sexta-feira (26), o Comitê Gestor do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 realizou uma reunião com representantes de vários setores da Assembleia

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe reunião do Parlamento Amazônico

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu, nesta quinta-feira (25/4), em sessão presidida pelo presidente Roberto Cidade (UB), a 2ª Reuni

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Na última quarta-feira (24), a deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, participou de uma audiência

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Deputada Dra. Taíssa busca atualizações em Brasília sobre a ponte Binacional e pavimentação da BR-420

Cumprindo agenda parlamentar em Brasília, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemos) buscou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Gente de Opinião Sábado, 27 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)