Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nota da CUTt: Nazif conseguiu piorar o transporte coletivo


 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) vem a publico manifestar sua indignação com as ações equivocadas e omissões deliberadas da gestão do prefeito Mauro Nazif na questão do transporte coletivo de Porto Velho. Dr. Mauro está conseguido a inacreditável façanha de piorar o já muito ruim transporte coletivo da Capital, conforme abaixo relatado:

1) Em campanha, Mauro Nazif prometeu acabar com o "monopólio das duas empresas" e a melhorar significativamente o péssimo transporte coletivo da Capital;

2) Mauro, que no passado havia se revelado um parlamentar dinâmico, mostrou-se um chefe de executivo vagaroso e sem dinamismo; além disso, quando decide finalmente agir, o faz de maneira equivocada e desastrada, como está fazendo no transporte coletivo;

3) O caso do transporte coletivo é emblemático do modo Mauro Nazif de gerir a coisa pública. Primeiro ele tentou fazer uma licitação para colocar uma terceira empresa, que se revelou um completo fracasso, tendo o Tribunal de Contas impedido a licitação por constatar nada menos do que doze irregularidades;

4) Posteriormente, em abril de 2015 Mauro decretou a "caducidade" do contrato com as atuais empresas e anunciou que seria licitado um novo serviço para Capital. Entretanto, o que poderia representar uma oportunidade de melhorias, está se transformando num verdadeiro caos; pois de forma irresponsável a gestão Nazif inventou uma impraticável licitação emergencial por 6 meses para transporte coletivo;

5) A CUT, o Sindicato da categoria SITETUPERON, vereadores e imprensa alertaram amplamente sobre a inviabilidade de se fazer uma licitação emergencial de 6 meses para transporte coletivo da Capital; pois a empresa vencedora teria que investir em 180 ônibus, infraestrutura de garagem, contratação de mais de 1.200 trabalhadores e outras logísticas para atuar por um curto período, que jamais poderia remunerar o investimento inicial;

51) O resultado foi o previsível: houve duas licitações e nas duas venceu uma pequena empresa de nome Ocimar Transporte, que não tem qualquer experiência em transporte coletivo e que desde 2013 teve apenas um único funcionário com carteira assinada registrado no Ministério do Trabalho e Emprego. NENHUMA empresa do Brasil com experiência em transporte coletivo se interessou por essa desastrosa licitação emergencial, apesar de envolver valores da ordem de quase R$ 30 milhões de reais;

6) Aconteceu o que havia sido amplamente alertado: a tentativa de licitação emergencial está transformando o já péssimo transporte coletivo da Capital em um caos, para a população e os trabalhadores do sistema;

7) Na manhã desta segunda-feira (05), Porto Velho amanheceu sem transporte coletivo, nenhum um ônibus rodando na cidade, provavelmente um fato inédito na história do país, pois nas greves mais da metade dos ônibus costumam rodar. O motivo? Os trabalhadores estão há três meses sem receber seus salários devido ao caos criado, pois a nova empresa já deveria ter assumido todo o transporte da Capital no dia último dia 28 de setembro, mas não fez isso e economicamente é inviável que o faça;

Diante do desastre causado pela gestão do prefeito Mauro Nazif no transporte coletivo da Capital, a CUT vem publicamente apoiar as reivindicações dos trabalhadores:

1) Pagamento imediato dos salários atrasados;

2) Cancelamento imediato da licitação emergencial com a Ocimar Transporte;

3) Realização urgente da licitação definitiva para o transporte coletivo da Capital, com participação mínima de três empresas;

4) Definição de uma transição das empresas atuais, que estão sem contratos, até que as novas empresas assumam, ao final da licitação definitiva;

5) Garantia de recebimento das verbas rescisórias aos atuais trabalhadores do
​coletivo;

6) Garantia de contratação dos funcionários das atuais empresas pelas empresas que vencerem a licitação definitiva;

7) Definição sobre o acordo coletivo da categoria, cujo Data-Base foi em julho último e o Sindicato não tem empresas com quem negociar, já que as atuais estão sem contratos e a Ocimar Transporte que deveria ter assumido em 28/09 simplesmente não apareceu.

Porto Velho-RO, 05 de outubro de 2015.
 

A DIREÇAÕ

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)