Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nível do Rio Madeira chega a 18 metros


O nível do rio Madeira atingiu, ontem, 18 metros, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), confirmando previsão com a qual a Coordenação Estadual da Defesa Civil já trabalhava. Apesar disto, não houve aumento dos casos de famílias impactadas e isto se deve, segundo o tenente coronel Demargli Farias, da Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros, pelo fato das ações preventivas adotadas. Há, ainda, a previsão de que o nível do rio estabilize por pouco tempo, mas os efeitos de chuvas torrenciais que ocorrem nas cabeceiras do rio Beni, na Bolívia, devem chegar na próxima semana à bacia do Madeira.
 
A Coordenação Estadual da Defesa Civil considera que a antecipação da retirada de famílias em áreas que estavam sob risco de alagação reduziu impactos que são comuns neste tipo de evento. O atendimento aos desabrigados é o foco principal das ações neste momento.   Uma  equipe está encarregada de acompanhar, em todos os alojamentos, as demandas apresentadas para apresentar as devidas soluções.
 
Gente de Opinião

O tenente coronel Farias explica que algumas das necessidades das famílias, como de saúde, estão sendo atendidas nos locais onde elas se encontram, como é o caso dos doentes dos municípios de Guajará Mirim  e Nova Mamoré. Os que necessitam de hemodiálise ou outras intervenções mais graves são transportados para Porto Velho. Os demais recebem atendimento em sua própria cidade.
 
Gente de Opinião

Em outra frente de ações de Defesa Civil está sendo feito o monitoramento do combustível  para as regiões afetadas pela enchente com apoio das empresas distribuidoras, que informam sobre estoques e tráfego. Em casos críticos, a Defesa Civil apontará quais regiões devem ser priorizadas.

Gente de Opinião

      
Alternativa


O acesso rodoviário ao município de Nova Mamoré, pela Linha 29, será mantido em boas condições de tráfego por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A via é estratégica  para o abastecimento destes municípios e  está sendo fiscalizada para  evitar bloqueios desnecessários.

 Gente de Opinião

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil distribuiu nota, assinada pelo coordenador, coronel Lioberto Caetano  de Souza, em que é pedida  a compreensão  e o apoio dos moradores da localidade de Nova  Dimensão, onde foi realizado um protesto na quinta-feira  (20).  Segundo ele, neste momento a estrada é fundamental para que ajuda chegue aos dois municípios afetados pela enchente do rio Madeira.   

A  Coordenadoria Estadual da  Defesa Civil também  alerta a população para que evite resgatar ou capturar animais em áreas de enchente, pois  podem ocorrer acidentes. O manuseio de animais deve ser realizado apenas por pessoal apto para este fim .    As recomendações incluem  ainda  os cuidados para se evitar contato com a água das enchentes, que podem ser foco de doenças.

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes, Diego Queiroz e Ítalo Ricardo
Fonte: Decom

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

Pedro Fernandes participa do lançamento da Agroari e anuncia R$ 1 milhão para realização da feira

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) participou do lançamento oficial da Agroari – Feira do Agronegócio de Ariquemes, evento que destaca a impo

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

Deputada Ieda Chaves propõe spray gratuito para mulheres sob medida protetiva em Rondônia

A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) apresentou Indicação N.º 16381/2026 ao governo de Rondônia para realização de estudo de viabilidade

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

Pastor Sebastião Valadares se filia ao Podemos e reforça chapa em Rondônia

O pastor Valadares anunciou sua filiação ao partido Podemos, liderado em Rondônia pelo prefeito de Porto Velho, Léo Moraes. O movimento marca uma no

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Deputados estaduais aprovam projeto de recomposição salarial para servidores do TJ-RO

Os deputados estaduais estiveram reunidos na tarde da última terça-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia,m (Alero), onde apr

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de março de 2026 | Porto Velho (RO)