Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

'Não queremos ser gestores apenas para pagar a folha'



O prefeito de Monte Negro, Evandro Marques da Silva, disse que o governador Confúcio Moura tem razão ao manifestar que as prefeituras não podem se limitar a pagar a folha de salários.

Gente de Opinião

Evandro Marques, prefeito de Monte Negro, disse que município precisa de funcionários eficientes

“Não queremos isso, não queremos ser gestores apenas para isso. Queremos que o município cresça e se fortaleça com a melhora da arrecadação”, declarou nessa quarta-feira (8) durante a o Encontro Governança para o Desenvolvimento, realizado no Pallazo Eventos pelo governo estadual.

“É preciso que o conjunto da obra seja completo. O município precisa dos funcionários públicos, precisa que sejam mais eficientes e possam levar benefícios ao povo. É preciso que entendam a realidade de como as coisas estão. Precisamos de estrada, de saúde, educação. Estamos conversando com vários segmentos, buscando parcerias e mostrando o que a prefeitura pode ou não fazer”, disse.

Monte Negro arrecada mensalmente R$ 1,3 milhão e paga uma folha salarial que quase empata com a receita – R$ 1,280 milhão, envolvendo 600 servidores.  “Estamos no limite, no ultimo nível da Lei de Responsabilidade Fiscal, na linha vermelha. É difícil controlar isso. O município arrecada pouco e gasta muito com a folha”, afirmou, o prefeito, que pretende investir na capacitação de pessoal, formando quadros técnicos.

“A gente vai buscar sempre parceria com o governador Confúcio Moura. Ele conhece bem Monte Negro, é uma cidade que ele gosta, e que precisamos projetar com o seu apoio. É muito bom contar com o governador, que já foi prefeito de uma cidade como Ariquemes  e conhece as dificuldades da gente”, disse.

Ao saber do programa a ser ofertado pelo Sebrae e governo do estado, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), para modernizar os sistemas fazendários municipais a fim de melhorar a arrecadação tributaria, Evandro disse que este apoio terá sua prioridade.

“Monte Negro precisa muito disso. Temos gerado riquezas e perdido arrecadação. Precisamos monitorar melhor. O resultado pode nem ser tão significativo, mas o que arrecadar mais já melhora a situação”, disse, parabenizando o governo pela escolha dos palestrantes e pelo evento.


Fonte
Texto: Mara Paraguassu
Fotos: Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

Projeto Campanha Legal vai orientar sobre regras das eleições em Rondônia

A Justiça Eleitoral de Rondônia prepara o lançamento do Projeto Campanha Legal, uma iniciativa de orientação voltada a candidatos, partidos político

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus propõe alimentação gratuita para trabalhadores da educação em Rondônia

A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), um Projeto de Lei (PL) que assegura alimentação

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

Deputada federal Cristiane Lopes destina recurso histórico que fortalece a cafeicultura e transforma a vida de produtores em RO

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) segue avançando com ações concretas em prol do fortalecimento da agricultura em Rondônia. Em ma

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes defende avanço do PLP 108 e reforça apoio aos microempreendedores de Rondônia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última terça-feira (17), o regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108, que pro

Gente de Opinião Domingo, 22 de março de 2026 | Porto Velho (RO)