Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Município quer parceria para fortalecer setor portuário


O fortalecimento do setor portuário em Porto Velho, foi o assunto discutido pela prefeito da capital, Mauro Nazif e a diretoria da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph). No encontro ocorrido no gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), a diretoria da Soph solicitou da prefeitura a realização de serviços na área próximo ao porto, a fim de melhorar o acesso ao local.

Para o prefeito Mauro Nazif, o fortalecimento do setor é importante para aquecer a economia local. “Como ex-deputado federal, sabemos como tratar dessa questão em Brasília. Por isso, iremos intermediar essa questão junto ao Governo Federal, no setor competente, pois sabemos que nos locais onde os portos funcionam há desenvolvimento, há emprego. Daí o nosso interesse em firmar parceria com o Governo do Estado também nessa área”, disse o prefeito.

No encontro, o diretor presidente da Soph, Ricardo Vieira, entregou um ofício ao prefeito contendo três reivindicações. A primeira, pedindo que a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), agilize a disponibilização de uma máquina para ser instalada na balança da Soph, para que a instituição possa trabalhar na emissão de cupom fiscal. Também foi solicitado os serviços de tapa buracos, pavimentação e sinalização da Rua do Porto, também conhecida como Terminal dos Milagres, que faz a ligação com a avenida Farquar, bem como a recuperação do trecho na entrada do porto, no final da avenida Costa e Silva.

Outra solicitação, diz respeito a retirada para outro local, da caçamba-lixeira que atende aos moradores da bairro Panair. “Atualmente, a caçamba está colocada ao lado do portão principal do porto trazendo o incômodo do mal cheiro e colocando em risco a saúde dos guardas portuários”, adiantou o presidente da Soph, que estava acompanhado na reunião pelo diretor administrativo e financeiro, Leudo Buriti; e pelo diretor de Operações, Eduardo Caíco.

Ao receber o documento, o prefeito ligou para os secretários responsáveis pela realização dos serviços no intuito de atender às solicitações.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

Deputado Alex Redano destaca investimentos que fortalecem a assistência social nos municípios

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), parabenizou o Governo de Rondônia pela entrega de 83 caminh

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

Indicação para o Tribunal de Contas é aprovada após sabatina na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, durante sessão realizada na terça-feira (30), a indicação de Omar Pires Dias para o cargo de c

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Deputado Alan Queiroz destina mudas de café para fortalecer produção rural em Candeias do Jamari

Com o objetivo de fortalecer a produção rural e apoiar os agricultores de Candeias do Jamari, o deputado estadual Alan Queiroz (PL) realizou a entre

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

Cristiane Lopes entrega CCUs e consolida liderança na regularização fundiária em Rondônia

A segurança jurídica e o sonho da terra própria deram mais um importante passo para centenas de famílias de Porto Velho. A deputada federal Cristian

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)