Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Mulheres dependentes químicas terão casa de apoio para tratamento


O presidente do PT/RO, Tácito Pereira, elogia a iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Velho em fazer parceria com a Casa Familia Rosetta para a instalação de um centro para recuperação de mulheres dependentes químicas em Porto Velho.

“A iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, através do Prefeito Roberto Sobrinho e da Primeira Dama Lucilene Peixoto, precisa ser reconhecida como importante para nossa comunidade, principalmente para as mulheres que passam pelo problema de dependência química e seus familiares”, comenta Tácito.Mulheres dependentes químicas terão casa de apoio para tratamento - Gente de Opinião

Pereira relata que em nossa sociedade o consumo e a dependência de drogas têm aumentado consideravelmente; “mesmo com toda ação de repressão é necessário ter uma atuação também na recuperação das pessoas que caem nessa dependência, e a criação da Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida no KM 28 da BR 364 em parceria com a Casa Familia Rosetta, uma instituição ligada a Igreja Católica, voltada especificamente para as mulheres é um passo muito importante”.

“A mulher dependente química, principalmente das drogas, é extremamente discriminada em nossa sociedade, por sua própria condição de mulher, por sua situação social, geralmente são pobres e por possuir uma doença  que é a dependência de drogas”, esclarece o presidente do PT/RO.

Tácito Pereira, lembra que a ida da Primeira Dama Lucilene Peixoto e do Prefeito Roberto Sobrinho à Itália, no ano de 2007, para visitar a Instituição Casa Familia Rosetta na busca de implantar esse centro de recuperação na capital foi extremamente criticada durante a campanha eleitoral municipal de 2008.

“Havia um candidato, que é Deputado Estadual, que deu um tratamento de forma jocosa para essa viagem, inclusive denunciando que o Prefeito e a Primeira Dama tinham ido fazer turismo na Itália em pleno debate eleitoral, fazendo uma distorção completa do objetivo da viagem e principalmente da vinda dessa instituição para Porto Velho”, esclareceu Tácito.

“O tempo passou e o próprio Ministério Publico reconheceu a legalidade dessa viagem por parte do Prefeito Roberto Sobrinho e da Primeira Dama Lucilene Peixoto desmentindo assim esse Deputado, e agora com a implantação do Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida é um prova concreta que o então candidato estava totalmente equivocada e tentou se utilizar de uma obra social muito importante voltada paras mulheres e a própria viagem para fazer ataques, inclusive pessoal, ao Prefeito e a sua esposa”, esclareceu o presidente do PT/RO.

Tácito comentou ainda que “é importante reconhecer também o papel da primeira dama que não se abalou com estes ataques pessoais e continuou com o firme propósito de instalar esse centro de recuperação em Porto Velho ”.

A Comunidade Terapêutica Nossa Senhora Aparecida, foi inaugurada na manhã desta quinta feira, contou com a presença do Padre Vicenzo Sorce, presidente e fundador da Casa Família Rosetta, que veio da Sicília (Itália) especialmente para a inauguração da Comunidade Terapêutica, do Prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, da Primeira Dama, e também de diversas autoridades locais.

O abrigo foi construído e equipado pela Casa Família Rosetta, instituição ligada a Igreja Católica italiana. Por meio de convênio firmado com a Prefeitura da Capital, o município se responsabiliza pela manutenção da casa e contratação dos profissionais que atuarão no atendimento às mulheres. O convênio foi assinado recentemente e os profissionais já foram contratados.

“Ganha Porto Velho, ganha o Estado e ganha principalmente as mulheres e suas famílias”, afirma Tácito Pereira.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Deputada Ieda Chaves doa salário e destina mais de R$ 2,3 milhões para a causa animal em Rondônia

Em outubro de 2025, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) resgatou mais de 40 gatos em Porto Velho, por meio de sua equipe “Patrulha Pet”.

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

Orçamento do Estado para 2026 é aprovado pela Comissão de Finanças da Alero

A Comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização Administrativa da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, nesta qu

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

Alero derruba veto e garante alimentação adequada a alunos com restrições alimentares em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) derrubou na tarde da última terça-feira (20), por unanimidade, o veto total do Poder Executivo ao Proje

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

Deputado Cirone assegura recursos para construção de um Centro Educacional da APAE em Alvorada

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Alvorada do Oeste será contemplada com um Centro Educacional. O recurso para a

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)