Sexta-feira, 14 de dezembro de 2012 - 07h21
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) fez três recomendações voltadas aos municípios que recebem da União o Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas (IAB-PI). O MPF/RO recomenda que as prefeituras de Guajará-Mirim, Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal e Alta Floresta apresentem a prestação de contas do recurso enviado a cada município e destinado à saúde das populações indígenas. O MPF/RO também orienta que sejam elaborados planos de aplicação dos saldos remanescentes do IAB-PI, que constam em poder dos municípios. Guajará-Mirim tem o prazo de 40 dias para confirmar o acatamento da recomendação. Porto Velho tem o prazo de 15 dias e o restante deve apresentar resposta em até 30 dias.
O IAB-PI é um recurso federal destinado à assistência das populações indígenas para assistência ambulatorial e hospitalar. Os recursos remanescentes estão em caixa desde 2010, quando os valores passaram a ser repassados diretamente aos municípios. A aplicação do Incentivo deve ser feita conforme o plano de aplicação, que deve ser elaborado em conjunto com as comunidades indígenas, para que sejam identificadas as áreas prioritárias de atuação.
O procurador da República Leandro Fernandes expõe que tal avaliação deve ser feita e logo seja elaborado o plano de aplicação, pois “a população indígena não vem recebendo a prestação de serviços na área da saúde de forma digna e eficiente, não se justificando a existência de recursos em conta sem a devida aplicação e conversão desses recursos em ações de saúde para os povos destinatários”.
A mesma constatação está nas recomendações feitas pela procuradora da República Walquiria Picoli aos municípios de Guajará-Mirim e Porto Velho. Ela complementa explicando que as prefeituras “observem, na elaboração do plano, as regras contidas em portaria do Ministério da Saúde, e submetam a versão final ao secretário de saúde indígena”.
Após a confirmação de acatamento, Ji-Paraná, Vilhena, Cacoal, Alta Floresta e Guajará-Mirim têm o prazo de 60 dias, contados a partir da prestação de contas, para elaborar o plano de aplicação do saldo remanescente do IAB-PI. Porto Velho tem o prazo de 40 dias a partir do acatamento.
As recomendações foram emitidas na última segunda-feira, 10 de dezembro, data que marcou o Dia D da Saúde Indígena, ocasião em que as unidades do MPF em todo o país ajuizaram ações civis públicas e expediram recomendações para garantir melhor atendimento à saúde dos índios.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Incentivo fiscal à cultura em Rondônia ganha reforço com indicação de Cláudia de Jesus
A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou indicação à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e à Secretaria de Estado da Juventude, Cul

Deputada federal Cristiane Lopes defende mais mulheres na política durante evento do TRE-RO
A deputada federal Cristiane Lopes (Podemos-RO), uma forte defensora da maior participação feminina na política, com atuação voltada ao fortalecimen

Célio Lopes se filia ao União-Brasil e lança pré-candidatura a deputado federal
O advogado Célio Lopes, 34 anos, assinou nesta terça-feira (31) sua filiação ao União-Brasil, em cerimônia realizada em Brasília. A adesão foi abona

A educação de Cacoal recebe um importante reforço com a destinação de mais de R$ 3 milhões para obras em escolas da rede municipal. O recurso, viabi
Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)