Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

MPF/RO PROCESSA GOVERNADOR E MAIS CINCO PESSOAS POR IMPROBIDADE


 

O MPF também pediu liminarmente o afastamento imediato dos réus dos seus atuais cargos, a fim de garantir que a instrução da causa não sofra qualquer prejuízo (Clique e veja entrevista do Juiz Reginaldo Trindade no Opinião TV)

 

Ação civil sustenta que réus atrapalharam processos eleitorais e investigações federais


Decisão do juiz federal Flávio da Silva Andrade - Clique em:  UM - DOIS - TRÊS

O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) ingressou com ação civil por improbidade administrativa contra o governador de Rondônia, Ivo Narciso Cassol, dois delegados da Polícia Civil, Renato Eduardo de Souza e Hélio Teixeira Lopes Filho, dois agentes da Polícia Civil, Gliwelkison Pedrisch de Castro e Nilton Vieira Cavalcante, e, ainda, Agenor Vitorino de Carvalho, conhecido por Japa. A ação é reflexo da compra de votos apurada nas eleições gerais de 2006, que teria beneficiado, dentre outros, o governador reeleito e Expedito Júnior, eleito senador.

O MPF sustenta que, ao se utilizarem da estrutura da segurança pública do Estado para atrapalhar processos eleitorais e investigações federais, os réus agiram colocando seus interesses particulares em detrimento da causa pública, violando os princípios da impessoalidade, finalidade, legalidade e moralidade. Desta forma, feriram o artigo 11 da Lei 8.429/92 (caput e incisos I e II), conhecida por Lei de Improbidade Administrativa.
 
Na ação, o MPF pede a condenação dos réus e conseqüente aplicação das sanções previstas na lei: suspensão dos direitos políticos, perda do cargo, mandato ou função pública, pagamento de multa, ressarcimento de eventuais danos ao erário, devolução de eventuais valores recebidos ilicitamente e proibição de contratar com o Poder Público. Também pede que os réus paguem indenização à União e ao Estado de Rondônia, pelo dano moral coletivo decorrente de suas condutas. 
 
Pelos mesmos fatos, o governador Ivo Cassol e outras pessoas já estão sendo processadas criminalmente no Supremo Tribunal Federal (denúncia do Procurador-Geral da República feita em agosto/2007) e, no foro eleitoral, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação por improbidade administrativa busca discutir os fatos no âmbito civil.
 
O MPF também pediu liminarmente o afastamento imediato dos réus dos seus atuais cargos, a fim de garantir que a instrução da causa não sofra qualquer prejuízo, produzindo-se as provas em ambiente de tranqüilidade, sem qualquer ameaça, tentativa de intimidação ou corrupção de testemunhas. O MPF acredita que os afastamentos poderão impedir que se tente, artificial e ilicitamente, desvirtuar a verdade dos fatos.

Fonte: MPF/RO 
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

Projeto sobre inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal tramita na Alero

A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a 48ª reunião ordinária na sede da Assembleia Legi

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

Cirone Deiró intermedeia parceria do Ifro com a Assdaco para equipar centro de diagnóstico do câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) vão trabal

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã e destaca protagonismo dos distritos de Rondônia

Cristiane Lopes reafirma apoio à emancipação da Ponta do Abunã e destaca protagonismo dos distritos de Rondônia

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) participou, de forma remota, de uma audiência pública no distrito de Extrema, em Porto Velho, que

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

Deputado Alex Redano participa da assinatura da ordem de serviço para o centro de treinamento Capitão Silvio em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), participou na manhã desta sexta-feira 31, da assinatura d

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)