Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Motoristas de ônibus de PVH podem entrar em greve...



Os trabalhadores do transporte coletivo urbano de Porto Velho podem entrar em greve na próxima semana para cobrar da Prefeitura uma definição da situação que se arrasta desde a decretação da caducidade do contrato das empresas Três Marias e Rio Madeira.

O Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo, SITETUPERON, enviou ofício ao Gabinete do Prefeito, à Semtran, ao Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público Estadual (MPE), ao Tribunal de Justiça, à Câmara Municipal e ao SET – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo, convidando representantes de todos esses órgãos para uma reunião nesta sexta-feira, dia 01/10/2015, às 16 horas, na sede do sindicato.

A finalidade, segundo o presidente do SITETUPERON, Edilson Pereira, é discutir a situação de indefinição que atinge o sistema de transporte coletivo de Porto Velho, e encontrar uma solução, como forma de evitar ainda mais prejuízos à população e aos trabalhadores.

O sindicalista relata que os trabalhadores estão preocupados porque o Acordo Coletivo da categoria venceu no dia 30/06 e um novo acordo salarial deveria ter sido celebrado a partir de julho. Segundo Edilson Pereira, a Prefeitura chegou a prometer que a situação dos trabalhadores estaria resolvida até o dia 27/09, já que havia um contrato emergencial com a nova empresa, a Ocimar, que deveria ter começado a operar naquela data. “Mas essa empresa não veio e há informações de que não virá mais”, disse.

O presidente do SET – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo, Roberto Perina Marciano, disse que as empresas estão impedidas de discutir um novo acordo coletivo com os trabalhadores porque estão sem contrato de operação, e por isso não é o momento de se falar em greve.

“As duas empresas (Três Marias e Rio Madeira) continuam com suas frotas nas ruas para não deixar os usuários sem transporte, porque têm responsabilidade social, e porque têm compromisso com a população”, disse.

Segundo o representante das empresas de ônibus, essa indefinição jurídica não é boa e causa uma série de problemas. Os empresários reclamam de uma série de problemas que podem ser resolvidos pela Prefeitura, como a falta de realinhamento da tarifa por cinco anos, falta de mobilidade urbana para reduzir o intervalo dos ônibus, falta de malha viária o que dificulda a conservação da limpeza e conservação dos veículos, falta de subsídio para cobrir a gratuidade que representa 30% dos passageiros transportados, entre outros.

“Mantivemos o emprego de todos os trabalhadores com seus salários em dia, mas essa situação de indefinição do contrato não pode continuar assim”, disse o presidente do SET.

O sindicato dos trabalhadores e o sindicato das empresas consideram que a Prefeitura deveeria abrir um diálogo para que todos os setores envolvidos possam fazer parte da busca de uma solução.

Fonte: Ascom

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

Cristiane Lopes fortalece inclusão em Rondônia com lançamento do Projeto PCD + Mães Atípicas em Urupá

A defesa das famílias atípicas e das pessoas com deficiência segue como uma das principais prioridades do mandato da deputada federal Cristiane Lope

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

Assembleia Legislativa aprova R$ 11,8 milhões para fortalecer ações da Emater em Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão ordinária da última terça-feira (23), dois projetos de lei encaminhados pelo Poder E

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

Deputados aprovam R$ 11,6 milhões para ampliar ações sociais e proteção à população

O Plenário da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) aprovou, na sessão de terça-feira (23), um projeto de lei que autoriza a destinação de R$ 1

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Alero realiza audiência pública para fortalecer políticas de inclusão e direitos das pessoas com deficiência

Reafirmando seu compromisso com a inclusão, a acessibilidade e a participação social, a Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na próx

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)