Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira Mendes reforça críticas à legislação ambiental



"Rondônia é vítima dessa crueldade que se faz, sobretudo, com o pequeno produtor, engessando, fiscalizando. É a Polícia Federal com metralhadora, é o Ibama com helicópteros, com Força Nacional, com multa...". Foi o que disse o deputado Moreira Mendes (PPS-RO) durante audiência pública da comissão especial que analisa os efeitos da crise no setor rural com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, realizada nessa quarta-feira (27), na Câmara.

Ao reforçar suas reclamações contra a fiscalização ambiental, o parlamentar rondoniense disse que é preciso analisar a proteção ambiental com critérios técnicos, e não políticos. "(A definição das áreas a serem preservadas) é uma questão científica, não uma questão política", defendeu.

Nesta semana, a Frente Parlamentar da Agropecuária - da qual Moreira é vice-presidente para a Região Norte - apresentou uma proposta de Código Ambiental, menos restritiva à agricultura em áreas de floresta, como a Amazônia. A diretriz do projeto é transferir a maior parte da definição das regras de licenciamento ambiental da União para os estados e o Distrito Federal. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reagiu duramente à proposta, e durante o ato público "Grito da Terra", realizado também nessa quarta-feira, em Brasília, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contag), afirmou que concordava com a flexibilização seletiva da legislação ambiental, para favorecer apenas os pequenos agricultores.

 
‘Vigaristas’

Mas o ministro não se contentou em apenas criticar a proposta. Em mais um de seus rompantes, Carlos Minc chamou de "vigaristas" os parlamentares da bancada ruralista, diante de cerca de 4 mil manifestantes da Contag. Ao tomar conhecimento do fato pela imprensa, os deputados revidaram. O assunto chegou a interromper a audiência pública com o ministro Stephanes. A convocação de Minc só não foi aprovada de imediato porque o Regimento Interno da Câmara impede votações durante a Ordem do Dia do plenário.

"É lamentável que um País que quer ser o celeiro de alimentos do mundo possa ter uma declaração pública dessa magnitude", protestou o deputado Moreira Mendes. Segundo ele, o ministro do Meio Ambiente usa de pirotecnia em seus atos, com o objetivo único e exclusivo de ocupar espaço na mídia, deixando a desejar no exercício de suas atribuições como ministro.

Minc foi criticado até pelo ministro Reinhold Stephanes. Para ele, o ministro do Meio Ambiente avalia de maneira equivocada a responsabilidade pelo desmatamento. "Nós só utilizamos hoje 7% do território nacional para produção de grãos. Portanto, esses 7% não podem ser o responsável pelas questões de meio ambiente que existem no Brasil e no mundo", afirmou.

 
Convocação

O presidente da comissão especial que analisa os efeitos da crise global na agricultura, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), antecipou que o colegiado vai aprovar na próxima terça-feira (1º) requerimento de convocação do ministro do Meio Ambiente para que ele explique suas declarações ao Parlamento.

Fonte: Claudivan Santiago

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)