Terça-feira, 7 de abril de 2009 - 16h53
A Subcomissão de Intermediação de Conflitos Agrários da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados realizou na manhã dessa segunda-feira (6), na cidade de Marabá (PA), a sua primeira audiência pública para discutir os problemas de invasões de terras no Brasil. O encontro aconteceu na sede do Sindicato Rural e reuniu mais de 500 produtores, representantes de entidades ruralistas, prefeitos, vereadores, dirigentes sindicais e entidades representativas da sociedade civil.
Para o deputado Moreira Mendes (PPS-RO), relator dos trabalhos, o encontro de Marabá cumpriu seus objetivos principais, ao reunir produtores, entidades classistas e autoridades na discussão dos problemas dos conflitos de terras que ocorrem na região. Tivemos um debate muito consistente, do mais alto nível, onde foi possível ouvir o que pensam todos os envolvidos nessa questão, diagnosticar o problema e definir algumas medidas a serem tomadas posteriormente, disse ele.
Durante o encontro, os participantes pediram à subcomissão que envie ofícios à Procuradoria Geral da República, denunciando a omissão do Ministério Público Federal, e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), cobrando a fixação de prazo para o início da regularização fundiária no estado. Pediram, ainda, que seja encaminhada correspondência ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargador Rômulo Nunes, solicitando o retorno do poder decisório natural ao juízo monocrático nas decisões liminares possessórias.
Ao final do encontro foi redigido e assinado por todos os participantes um documento intitulado Carta de Marabá, contendo um conjunto de dez decisões, todas elas com duras críticas às instituições públicas. O documento denuncia a institucionalização das invasões de terras em território paraense, cobra uma ação mais contundente do Ministério Público Estadual acerca do problema e pede o fim das invasões de terras, além do cumprimento de 111 mandados de reintegração de posse pelo Executivo estadual.
Os signatários da Carta de Marabá cobraram também da Assembleia Legislativa a aprovação de projeto de lei - já em tramitação - que determina cobrança de multa diária a quem der causa ao não cumprimento de decisões judiciais. E do Ministério Público Federal, o cumprimento do seu papel fiscalizador junto ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), tanto no que se refere ao cumprimento dos critérios previstos na Lei da Reforma Agrária como na fiscalização da fixação dos assentados nos Projetos de Assentamento.
Fonte: Claudivan Santiago
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5

Assembleia Legislativa aprova doação de terreno para a AMA-RO em Porto Velho
A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou, nesta terça-feira (5), o Projeto de Lei 1168, que autoriza a doação de um terreno de 5 mil metros quad

Presidente da Alero recebe representantes da pesca para discutir fortalecimento do setor
A presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia recebeu, nesta terça-feira (data), representantes do setor pesqueiro para tratar de pautas volta
Sexta-feira, 7 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)