Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Moreira acha que Confúcio não deve entregar Emater ao PT


 

Brasília, 21/dez/2010 – Falando em nome do setor agropecuário rondoniense, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) fez hoje um apelo ao governador eleito Confúcio Moura (PMDB) para que reveja sua decisão de entregar o comando da Secretaria da Agricultura, do Idaron e da Emater ao Partido dos Trabalhadores (PT) no novo governo. Segundo ele, não seria prudente, nem recomendável, concentrar pastas tão importantes para a economia do estado nas mãos de um partido cuja principal bandeira tem sido defender os movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), quase sempre em detrimento dos interesses do setor produtivo.

“O PT de Rondônia não tem ligações com a agricultura e com a pecuária. Só conhece os movimentos sociais, e só se preocupa com quilombolas e criação de novas terras indígenas. É um partido de ligações fortíssimas com a agricultura familiar, mas que desconhece por inteiro a estrutura agropecuária do nosso estado, e não tem compromisso com o agronegócio, que é quem realmente gera emprego e renda”, argumentou.

O deputado lembrou que sua preocupação reflete o pensamento de todo o setor produtivo rondoniense, e não tem conotação político-partidária. “Tenho recebido inúmeras ligações com apelos do setor produtivo em geral, dos pequenos e médios produtores, dos sindicatos rurais e até da Federação da Agricultura (FAPERON), e como líder da bancada da agropecuária, não poderia deixar de me manifestar, uma vez que falo em nome de um setor estratégico para Rondônia”.

Moreira se diz contra a entrega das três pastas ao PT porque o partido não tem quadros para desenvolver bem uma atividade de tamanha relevância. “Falta a eles, petistas, o espírito desarmado. Tratam a questão ideologicamente, e tem que ser tratada tecnicamente. O exemplo é o próprio Incra, que em oito anos não entregou um título definitivo de terras sequer, e só serviu para entregar cestas básicas e fazer cadastramento do Bolsa-Família”, criticou.
 

Coordenador

Por outro lado, Moreira Mendes fez questão de afirmar que não há nenhum tipo de restrição ao nome do deputado federal Anselmo de Jesus para ocupar a Secretaria da Agricultura. Na sua opinião, o ideal seria colocá-lo como coordenador das respectivas pastas. “Apesar de ser diretamente ligado à Fetagro (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia), o deputado Anselmo demonstrou conhecimento, habilidade e articulação política na construção do novo Código Florestal, quando atuou como vice-presidente da Comissão Especial que discutiu o tema na Câmara. O Idaron e a Emater são órgãos técnicos, e precisam ser ocupados por técnicos”.

Moreira informou que já conversou pessoalmente com o governador Confúcio Moura sobre o assunto. “A escolha é política, e é do governador. Mas a responsabilidade pelos efeitos da escolha será também dele (Confúcio)”, concluiu.

Fonte: Claudivan Santiago
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Deputada federal Cristiane Lopes participa de certificação do projeto Pcd+ Mães Atípicas em Ji-Paraná

Em Ji-Paraná (RO), a deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou, no Evolução Instituto de Ciência e Tecnologia, da cerimônia de c

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

Presidente regional do partido, deputada Sílvia Cristina abonou a filiação e destacou a forma humanizada como ele atua

O médico clínico geral Maiquy Paulo, que atua em Ouro Preto do Oeste e cidades da região Central, além de atuar em Machadinho do Oeste e Alto Paraís

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Cláudia de Jesus cobra valorização dos servidores da saúde no orçamento de 2026

Durante a sessão extraordinária transformada em comissão geral realizada nesta quarta-feira (10), a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) voltou a

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

Alex Redano propõe audiência pública para discutir crise na política de preços do leite em Rondônia

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou requerimento solicitando a realização de audiênc

Gente de Opinião Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)