Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Monumento histórico será instalado na Av Jorge Teixeira


 
O presidente da Fundação Cultural da prefeitura de Porto Velho, Marcos Nobre Júnior, disse na tarde de ontem, quarta-feira (25), que ao contrário do que foi divulgado por alguns setores da imprensa local, não há nenhum descaso com o monumento histórico deixado no canteiro da Avenida Jorge Teixeira, próximo da Pinheiro Machado.Monumento histórico será instalado na Av Jorge Teixeira - Gente de Opinião

Nobre informa que a peça histórica foi retirada da rotatória existente nas confluências da Avenida Costa e Silva com Lauro Sodré porque a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semtran) vai instalar um semáforo naquele cruzamento, devido ao grande índice de acidentes. “Por sugestão do próprio autor da obra, o artista Júlio Carvalho, ela foi deixada no local onde será reinstalada”, completou.

Segundo Nobre, por ser um patrimônio antigo, o monumento já se encontra bastante frágil e ficar transportando de um lado para outro só iria comprometê-lo ainda mais. “Foi então que acatamos a orientação do Júlio Carvalho para deixá-lo no local onde será restaurado e reinstalado”, explicou. Ele garante que a restauração iniciará dentro de 15 dias, tão logo o processo para execução do serviço seja analisado pela Procuradoria Geral do Município (PGM).

Marcos Nobre falou, ainda, que a prefeitura através da Fundação Cultural tem projeto para recuperar outros monumentos históricos, a exemplo da escultura (em aço) de um indígena instalada na BR-364 sentido Cuiabá, próximo a entrada do bairro Ulysses Guimarães, e o Mural dos Pioneiros, retirado do Trevo do Roque para a construção do viaduto, dentre outras peças que fazem parte do acervo histórico da cidade.

Estrada de Ferro

Aproveitando a ocasião, Nobre adiantou que as peças do acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré que se encontram expostas no pátio do “prédio do relógio” começarão a ser retiradas no próximo dia três de março. O transporte até um galpão na Rua Benedito Inocêncio, bairro Lagoinha, setor Leste de Porto Velho, será feito pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva. Posteriormente, serão levadas para outro galpão e revitalizadas. “Esse transporte já deveria ter sido feito, mas ocorreu um imprevisto”, declarou.

Semáforo

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Carlos Gutemberg, informou que o semáforo a ser instalado na Avenida Costa e Silva com Lauro Sodré (de onde foi retirado o monumento histórico) já foi comprado pelo proprietário de um grande hotel construído nas proximidades, como mitigação pelo impacto que o empreendimento causou no trânsito daquela área da cidade.

De acordo com Gutemberg, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) aguarda somente passar o período de chuvas para retirar a rotatória e fazer a pavimentação, o que vai possibilitar a instalação da sinalização semafórica, pintura de faixas e placas indicativas. O secretário destaca que a população terá dois ganhos importantes: mais segurança no trânsito e a restauração de uma peça histórica.

Fonte: Augusto José | Foto: Frank Nery

Gente de OpiniãoSexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

Alero aprova projetos que viabilizam reestruturação da carreira da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária na terça-feira (24), três Projetos de Leis (PLs) que viabilizam a reestruturação da carre

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

Deputada Federal Cristiane Lopes anuncia filiação ao Podemos

A política rondoniense ganha um novo fôlego com o anúncio oficial da deputada federal Cristiane Lopes. Em um movimento estratégico visando a reeleiç

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

Encontro de vereadores é aberto na Assembleia Legislativa com presença de autoridades

A União de Câmaras e Vereadores de Rondônia (Ucaver) realizou, na noite de terça-feira (24), no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia (A

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Plenário aprova revisão salarial e mudanças no plano de carreira dos servidores da Alero

Os deputados estaduais aprovaram dois projetos de lei complementar que tratam da valorização dos servidores efetivos da Assembleia Legislativa de Ro

Gente de Opinião Sexta-feira, 27 de março de 2026 | Porto Velho (RO)